Categorias: Paraíba

Trânsito é alterado em CG para passagem de transformador gigante; veja rotas alternativas

A saga da carreta famosa segue pelas estradas da Paraíba e com mudança de planos. A partir desta terça-feira (25), a carreta gigante com o transformador de 250 toneladas que está sendo levado para o Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano, vai circular em horário diurno. O comboio com o transformador chegou em Campina Grande na madrugada desta segunda-feira (24), e foi estacionado na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-230.

Segundo a PRF, a mudança no horário do transporte, de noturno para diurno, vai ser feito por questões de segurança, uma vez que os trechos, a partir de agora, são de pista simples. Além disso, haverá interdição total dos trechos nos dois sentidos de tráfego.

A recomendação das autoridades é que os motoristas busquem rotas alternativas durante o período de passagem do comboio para evitar congestionamentos. Veja os desvios:

O comboio deixou a unidade da PRF em Santa Terezinha no começo da manhã desta terça-feira, com previsão de percorrer um trecho de 21 quilômetros, incluindo a manobra de acesso à Alça Sudoeste no viaduto ao lado do Aeroporto Presidente João Suassuna, que deve acontecer entre 8h e 8h30, gerando impacto no trânsito do local.

Ao longo da manhã a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), fará várias interdições, principalmente no contorno Raimundo Asfora na entrada da cidade e nas proximidades do aeroporto João Suassuna, considerado o trecho mais crítico da viagem.

A expectativa é de que na quinta-feira (27) o transformador chegue à cidade de Soledade, terminando a etapa das BRs na Paraíba. A partir deste ponto, a escolta vai ser feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), pela PB-117, até o destino final.

Ainda segundo a PRF, por causa do deslocamento em área movimentada, o cronograma dos trechos de interdição será divulgado diariamente.

O transformador de 250 toneladas, que está sendo transportado pelas rodovias federais da Paraíba, fará parte do Parque Eólico Serra da Palmeira. O equipamento converte a energia eólica em elétrica, conduzindo a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido numa fábrica na China e transportado ao país pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

O transformador saiu do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, no último dia 15. Desde então, o transporte vinha sendo realizado durante a noite e madrugada para evitar grandes congestionamentos por causa da velocidade que a carreta trafega.

O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

Severino Lopes

PB Agora

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026