Categorias: Paraíba

Trabalhadores em educação decidem deflagrar greve na PB

Os trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba decidiram, em assembleia realizada na noite de ontem, quarta-feira (16), deflagrar greve por tempo indeterminado. Em comunicado encaminhado à imprensa na manhã desta quinta-feira, a categoria alega o congelamento dos salários e falta de progressões como algumas das justificativas para a paralisação.

Confira na íntegra

 

Em assembleia regional realizada nesta quarta, 16 de março, no Sindicato dos Bancários de Campina Grande, os Trabalhadores em Educação do Estado, decidiram majoritariamente pela greve por tempo indeterminado.

O Governo Ricardo Coutinho editou a MP 242 que congela salários, impede progressões e tira vários direitos dos Servidores Públicos da Paraíba. Os professores estão muito revoltados, pois em 2015, o governo já confiscou 4,01% e em janeiro de 2016, quando deveria reajustar os vencimentos com o mesmo índice de reajuste do o piso salarial que foi 11,36%, valendo desde janeiro.

O Saco de maldades de Ricardo Coutinho parece não ter limites. Fechou mais de 200 escolas, desrespeita o PCCR do Magistério e a Lei do piso, aumenta o numero de alunos por turma, lotando as salas de aula, fecha turmas, diminui a carga horaria de geografia , história, educação física e desvaloriza o ensino de espanhol, varias escolas estão sucateadas e não oferece as mínimas condições de funcionamento das escolas estaduais da Paraíba.

Os Trabalhadores em Educação do Estado ficaram inconformados com a postura da direção do SINTEP-PB que de forma inaceitável está tentando conter a disposição dos trabalhadores em enfrentar a greve, tentou sem sucesso, impedir que fosse aprovado a greve por tempo indeterminado. A história SINTEP-PB está sendo mais uma vez jogada na lata do lixo, pois a direção ao invés de convocar os Trabalhadores em Educação para construir a greve por tempo indeterminado contra a falta de compromisso, contra a arrogância e a prepotência de Ricardo Coutinho e pela dignidade dos Trabalhadores em Educação da Paraíba, cria um discurso de conciliação que induz um dialogo que não existe. Não precisamos de dialogo sobre a lei do PISO, pois é lei e tem que ser respeitada e como o governo se nega, para buscar o que os professores tem direito, só nos resta fazer a greve.

RESISTENCIA E LUTA, Oposição à direção do SINTEP-PB está organizando uma caravana de mais de 60 professores para participar da ASSEMBLEIA GERAL que será realizada nesta quinta, 17 de março, as 15 horas, na sede do SINTEP-PB. Conclamamos a todos os professores da Paraíba para participar efetivamente da assembleia e aprovar a greve por tempo indeterminado.

DIREÇÃO DO SINTEP-PB SEM RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS DA CATEGORIA, MENTE E TENTA DESQUALIFICAR MEMBROS DA OPOSIÇÃO.

De forma vergonhosa, utilizando os meios de comunicação, a direção do SINTEP vem caluniando vários membros da oposição. As posições que a direção do SINTEP-PB vem adotando não são de um sindicalismo combativo, independente e democrático. A nomeação de uma filha de um diretor da entidade não pode ser vista com naturalidade nem como consciência. No ano passado encerraram a greve em menos de 3 minutos e agora, apesar da categoria está sendo atacada em seus direitos, a direção nada faz, não critica, não se pronuncia e apenas trata o movimento de forma burocrática.

Os Trabalhadores em Educação estão sim com disposição de luta e para que nenhuma manobra da direção evite o confronto com o governo, convocamos a todos para participar da assembleia geral, nesta quinta, 17 de março, as 15 horas, na sede do SINTEP-PB para construirmos a greve por tempo indeterminado. Unidos e conscientes somos fortes, enfrentamos o governo e seus aliados.



PB Agora

 

Últimas notícias

Avante oficializa reorganização na Paraíba com Jhony Bezerra à frente do diretório estadual; posse ocorre na próxima quinta

O presidente da PB-Saúde, Jhony Bezerra, deve anunciar em breve a sua saída do PSB…

27 de janeiro de 2026

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026

Cícero culpa a Cagepa por despejo de esgoto nas praias de JP: “falta planejamento no tempo certo”

Em entrevista na noite de ontem (26), ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan,…

27 de janeiro de 2026

João Lima é transferido para mesmo presídio de Hytalo Santos e ficará com outros 60 presos por violência doméstica

Após ser preso suspeito de espancar a esposa em imagens que repercutiram nacionalmente, o cantor…

27 de janeiro de 2026

Líder da oposição em Campina alerta Jhony Bezerra sobre risco de deixar o PSB: “pode perder o discurso”

Em entrevista ontem (26), à imprensa campinense o vereador Anderson Almeida (PSB), que lidera a…

27 de janeiro de 2026