Uma construtora foi condenada a pagar o valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) a uma cliente por danos morais em razão de venda ilícita de imóvel localizado no bairro do Altiplano. A decisão foi tomata pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, relatora do processo nº 0042846-06.2010.815.2001, durante sessão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, realizada na última terça-feira (13).
De acordo com o processo, as partes teriam firmado contrato em 2001. No ato da contratação, fora ajustado o pagamento de R$ 14.500,00 por parte de Rachid Hamad, que quitou o pagamento em 2003. Contudo, ao invés de cumprir o contrato e registrar o terreno no nome do cliente, a empresa revendeu o imóvel a terceiro, com o qual teria ficado o registro do imóvel em questão.
Rachid Hamad alega que, desde o início do ano de 2004 até meados de 2010, a empresa vinha assegurando de que o procedimento para registro era lento. Em razão disto, a vítima vinha aguardando, de forma “paciente” uma solução para o impasse descrito. Todavia, quando Rachid solicitou a emissão do registro de imóveis perante o cartório competente, descobriu que o imóvel havia sido vendido a outra pessoa.
A relatora do processo, desembargadora Maria das Graças, analisando a viabilidade do pedido, entendeu que “como o registro do terreno não pode ser desfeito e existe o dever de indenizar a vítima, é obrigatório o ressarcimento por danos morais com o valor de mercado do bem nos dias de hoje e não apenas com a devolução do que pagou à época da contratação”.
Quanto à segunda solicitação do recorrente, de condenar a empresa a indenizá-lo em valor correspondente ao valor de locação do imóvel durante o período em que o bem ficou sem uso, a desembargadora desproveu o pedido. “Não há o que ressarcir, nesse sentido, porque o próprio insurgente afirma que adquiriu o bem com o intuito de construir uma morada para a sua família, além de não trazer aos autos quaisquer comprovantes de despesa com pagamento de aluguel durante aquele período”, concluiu.
PB Agora com TJPB
Em entrevista na noite de ontem ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM, o…
A Polícia Militar abordou um carro e prendeu um suspeito com uma pistola e munições,…
A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA),…
Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…
O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…