Categorias: Paraíba

TJPB aprova voto de aplauso ao médico João Medeiros por lançamento de livro

PUBLICIDADE

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (6), voto de aplauso ao médico pediatra João Gonçalves de Medeiros Filho, proposto pelo desembargador José Ricardo Porto. A homenagem se dá em reconhecimento ao lançamento do livro “João Pessoa, Meu Sublime Torrão”, uma obra que resgata a memória afetiva e histórica da capital paraibana sob o olhar sensível de quem viveu e construiu sua trajetória pessoal e profissional na cidade.

O autor, médico pediatra com mais de 70 anos de vivência em João Pessoa, fará o lançamento da obra nesta quarta-feira (6), às 17h30, na Quilha Gulliver (MAG Shopping). O livro percorre desde a fundação da cidade até os dias atuais, com passagens por ruas, praças, igrejas, tradições culturais e personagens que marcaram a história da capital.

Ao justificar o voto, o desembargador José Ricardo Porto destacou não apenas o valor histórico e literário da publicação, mas também a figura humana do autor: “Trata-se de uma obra primorosa, fruto de uma vida inteira dedicada à cidade. O doutor João Medeiros, com sua sensibilidade e amor pela terra natal, constrói um verdadeiro documento histórico-literário que enriquece a bibliografia sobre João Pessoa e emociona pela delicadeza com que narra suas lembranças. O livro é um legado para as gerações atuais e futuras”, afirmou o desembargador.

Ele acrescentou: “É um médico pediatra dos mais conceituados, um médico inteligente, sensível, amigo das crianças. As minhas duas netas são suas pacientes, suas clientes. Quando minha filha vai levá-las ao médico, elas perguntam: ‘vamos ver tio Joãozinho?’ Tio Joãozinho é amigo das crianças. Um médico elegante, inteligente, competente. Filho do doutor João Medeiros, um ícone da medicina da Paraíba, inclusive reitor da Universidade Federal da Paraíba no período de 1965 a 1969. Irmão de Jacinto Londres de Medeiros — esse sim foi meu médico, como também João Medeiros, pai”, afirmou.

Inspirado na canção “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, o livro assume um tom nostálgico e reverente. João Medeiros revisita com carinho a João Pessoa antiga e atual, com o olhar de quem não apenas nasceu e cresceu no bairro de Tambiá, mas que sente o dever de preservar a memória da cidade.

Ascom TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025