Categorias: Paraíba

TJPB aprova mudança no horário de funcionamento; novo expediente começa dia 1º

Conforme Resolução aprovada, por unanimidade, na sessão extraordinária desta segunda-feira (6), pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, os órgãos jurisdicionais e administrativos do Poder Judiciário do Estado terão um novo horário de funcionamento.

A partir do dia 1º de outubro, no TJPB e nas comarcas de terceira entrância, o expediente será das 12h às 19h (de segunda a quinta-feira) e das 7h às 14h (sexta-feira). Nas demais unidades judiciárias, será das 7h às 14h de segunda a sexta-feira.

O documento levou em consideração a competência privativa dos tribunais para dispor sobre o funcionamento dos respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos, segundo o artigo 96, I, “a”, da Carta da República.

Considerou, ainda, o estudo realizado pela Secretaria de Recursos Humanos do TJ, que concluiu pela impossibilidade de fixação de número ideal de servidores por unidade, caso seja mantida a bipartição do horário de funcionamento, na forma estabelecida pela Resolução nº 33/2009, publicada no Diário da Justiça do dia 19 de novembro de 2009.

E, também, o disposto no art.19, § 1º, da LC nº 58/2003 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba), que dispõe sobre a jornada de trabalho dos servidores públicos, matéria de iniciativa do chefe do Poder Executivo do Estado (ADI nº 2400, ADI 2907/AM e ADI 2754/ES, do Supremo Tribunal Federal).

A referida Lei Complementar autoriza a adoção de jornada de trabalho de sete horas ininterruptas, na forma facultada pela Resolução nº 88, de 8 de setembro de 2009, do Conselho nacional de Justiça (CNJ).

O documento disciplina, também, o expediente do gabinete da Presidência e os setores de distribuição e protocolo da Secretaria do TJPB, além dos setores de distribuição e protocolo dos fóruns e juizados especiais e as Diretorias dos Fóruns das Comarcas da Capital e de Campina Grande, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Funcionarão em horários diferenciados, a serem estabelecidos por meio de portaria expedida pela autoridade respectiva: a Escola Superior da Magistratura (Esma); O Tribunal Pleno e as Câmaras Cíveis e Criminal, em dias de sessão; os Juizados Especiais das Comarcas da Capital e de Campina Grande; e as turmas recursais, em dias de sessão.

Encontro – Em visita ao TJPB, na última quinta-feira (2), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho, disse que se a alteração se adequa às determinações do CNJ, gera celeridade e traz satisfação aos advogados, às partes e aos servidores, deve ser vista com bons olhos. Disse, ainda, que com o novo horário, os advogados irão dispor da manhã para um expediente interno.
 

 

TJPB

Últimas notícias

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026