Categorias: Paraíba

TJ nega HC a detido na Operação Jerônimo, na Paraíba

 Preso durante ‘Operação Jerônimo’ da PF tem Habeas Corpus negado pela Câmara Criminal

 

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira(23), decidiu, por unanimidade, denegar, em harmonia com o parecer da Procuradoria de Justiça, a ordem de Habeas Corpus, com pedido de liminar, impetrada em favor de Joalysson Carlos da Silva, apontando como autoridade coatora o Juízo da Vara de Entorpecentes da Comarca da Capital. O relator do processo de nº 0805255-19.2017.815.0000 foi o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

 

O paciente foi preso em 2016, durante ‘Operação Jerônimo’, deflagrada pela Polícia Federal, acusado, em tese, da prática dos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico. Por ocasião de interceptação policial, foi apreendido um grande carregamento de droga na cidade de João Pessoa, momento em que foram presas as pessoas que faziam o transporte da mercadoria ilícita, entre elas, o paciente.

 

De acordo com as informações citadas pela magistrada na decisão, pelos elementos de prova colhidos até o presente, foi possível descortinar que a estrutura da ‘associação’ contempla diversos níveis hierárquicos. No primeiro deles, encontra-se o órgão intitulado “Palavra Final”. Logo após está a palavra ‘Torre’ ou ‘Conselho’, que é formado por dez membros, os quais decidem desde pequenos litígios entre os integrantes da organização até a ordem para eliminar rivais ou os próprios membros, quando estes vão de encontro ao ‘estatuto’ da mesma ou desobedecem ao ordenado pela ‘Torre’.

 

Ainda de acordo com as provas, cabe a esse organismo deliberar, inclusive através de voto, quando serão deflagradas rebeliões em estabelecimentos prisionais

 

Alega a defesa do paciente que, por ocasião de uma decisão genérica que decretou a prisão preventiva do paciente, o mesmo ficou impedido de progredir de regime. Diante disso, requer a cassação da decisão proferida pelo Juízo e a consequente expedição do alvará de soltura, o que permitirá que o paciente progrida ao regime semiaberto.

 

O relator do processo ressaltou que, no caso vertente, a decretação da prisão preventiva do paciente restou justificada e motivada em dados concretos dos autos, tendo em vista a gravidade concreta do delito, por se tratar, em tese, do delito de organização criminosa para a prática do tráfico de entorpecente.

 

Ainda de acordo com desembargador-relator, a fundamentação exposta pelo Juízo de 1º Grau justifica a necessidade de manutenção da segregação cautelar dos pacientes, com alicerce na garantia da ordem pública e com objetivo de assegurar a aplicação da lei penal. “Existindo razões mais que suficientes para a medida extrema, não há que se falar em ausência de fundamentação da decisão que decretou a prisão preventiva”, concluiu.

 

 



Redação

Últimas notícias

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026

Além de Valdemar, Flávio Bolsonaro deve vir à PB em fevereiro para alinhar estratégia eleitoral

Em meio ao processo de consolidação de uma candidatura presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL)…

13 de fevereiro de 2026

Carnaval da Paz: fé une prefeito e vice-governador em Campina Grande, apesar das divergências políticas

O Carnaval em Campina Grande teve início, nessa quinta-feira (12), marcado por um gesto simbólico…

13 de fevereiro de 2026

“Cenário será outro”, alerta Hervázio sobre Léo na PMJP e saída de João Azevêdo do Governo no mês de abril

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Hervázio Bezerra afirmou…

13 de fevereiro de 2026

Integrante de organização criminosa foragido da Justiça é preso com motocicleta roubada na grande JP

Um homem acusado de participar de uma organização criminosa, usar documentos falsos, realizar roubo majorado,…

13 de fevereiro de 2026

Dois homens são presos com carro roubado após troca de tiros com a polícia

A Polícia Militar prendeu dois suspeitos, na noite dessa quinta-feira (12), após interceptar um carro…

13 de fevereiro de 2026