TJ determina que Prefeitura de Patos instale cobertura em quadras desportivas da gestão

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão de 1º Grau que, nos autos da Ação Civil Pública nº 0806727-39.2021.8.15.0251, determinou que o município de Patos realize a instalação de coberturas nas quadras esportivas das seguintes instituições da rede de ensino: E.M.E.F. Alírio Meira Wanderley; CIEP I Dr. José Genuíno – Napoleão Nóbrega; E.M.E.F. Anaiza Luiz Calixto; E.M.E.F. Aristedes Hamad Timene; CIEP V Maria Eudócia – Santa Terezinha; CIEP III Firmino Aires – Otto Quinho; E.M.E.F. Maria das Chagas Candeia; E.M.E.F. Prof. Manoel de Sousa Oliveira; CAEE Irmã Benigna; E.M.E.F. Antônio Guedes; Instituto Dr. Dionísio da Costa; CIEP II – Anésio Leão Miguel Mota; E.M.E.F. Sabino F. Freire; e E.M.E.F. Radialista Paulo Porto.

Na ação, o Ministério Público relata que a ausência de cobertura das quadras poliesportivas com exposição dos alunos ao sol durante às atividades físicas dificulta o desenvolvimento de tais atividades, evidenciando, assim, a inadequação dos serviços educacionais disponibilizados às crianças e adolescentes do Município, negando-lhes, sobretudo, o direito à educação e à saúde.

Alegou ainda que os fatos evidenciam os ínfimos esforços da Administração Pública Municipal ao implemento da cobertura de quadras esportivas das escolas municipais. Ressaltou que a omissão do município afeta a própria qualidade de vida da população, com sério comprometimento do desenvolvimento educacional dos alunos.

No exame do caso, o relator do processo, juiz convocado Carlos Sarmento, entendeu ter havido violação das normas constitucionais, bem como ao Estatuto das Crianças e dos Adolescentes. “Por mais que exista limitação financeira por parte do apelante, a cláusula da reserva do possível não poderia ser invocada como recusa a cumprir preceito constitucional, garantindo, ao cidadão, o mínimo de condições para uma vida digna (mínimo existencial), conforme sustentado pelo Ministro Celso Mello, (ADPF n º 45)”, pontuou o magistrado.

 

PB Agora

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026