TJ derruba lei de Bayeux que restringe quantidade de entidades sem fins lucrativos em bairros da cidade

PUBLICIDADE

Em julgamento realizado por meio de Sessão Virtual, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou a inconstitucionalidade dos artigos 1º e 3º, caput e § 2º, da Lei nº 987/2005, do Município de Bayeux. Tal legislação estabelece que só poderá haver uma entidade sem fins lucrativos para uma só finalidade e único objetivo em cada bairro ou comunidade, no âmbito territorial do Município de Bayeux.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0810174-80.2019.8.15.0000, o Ministério Público estadual alega que por limitarem a criação e atuação de associações no âmbito municipal, estabelecendo que só poderá haver uma entidade sem fins lucrativos, os dispositivos legais estão a afrontar o direito fundamental à liberdade de associação, previsto no artigo 5º, XVII e XVIII, da Constituição Federal, sendo, pois, incompatíveis com o ordenamento pátrio.

Aduziu, ainda, o MPPB que a aludida norma da Constituição Federal é de reprodução obrigatória pelos Estados e Municípios, razão pela qual é possível ao Tribunal de Justiça exercer o controle abstrato de constitucionalidade da Lei Municipal frente às disposições da Carta Magna, em consonância com o que restou proclamado pelo STF no julgamento do RE 650.898/RS, submetido à sistemática da repercussão geral (Tema 484).

Os dispositivos legais impugnados são os seguintes:

Art. 1º – Para fins de disciplinar a quantidade de associações de moradores, clubes de mães, associações de classe e outras similares, fica estabelecido que só poderá haver uma entidade sem fins lucrativos para uma só finalidade e único objetivo em cada bairro ou comunidade, no âmbito territorial do Município de Bayeux.

Art. 3º – Por ocasião da instituição de uma nova entidade sem fins lucrativos, deverá ser observada através dos setores competentes do Poder Legislativo ou do Executivo Municipal e cartórios notarial e registral, se já existe alguma do mesmo gênero e com a mesma finalidade, sob pena de sofrer nulidade.

§ 2º A existência de mais de uma associação de moradores ou organização de caráter social é considerada conflito de interesse comunitário e duplicidade de finalidades que apresentam as mesmas características ou particulares, e assim fica configurada como atributo meramente político, que se contrapõe ao fim a que se destina perante a sociedade ou comunidade do bairro.

Para a relatora do processo, Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, os dispositivos questionados impõem injustificada limitação à criação das associações no âmbito municipal, importando em indevida interferência estatal, a exigir autorização para o funcionamento das respectivas entidades, o que acarreta frontal violação às garantias constitucionais previstas nos incisos XVII e XVIII, do artigo 5º, da Constituição Federal.

“Verificando-se que os artigos 1º e 3º, caput e § 2º, da Lei Municipal nº 987/2005, do Município de Bayeux, ao criarem limitações indevidas ao direito de associação, violaram frontalmente as garantias dos incisos XVII e XVIII, artigo 5º, da Constituição Federal, mostrando-se, pois, incompatíveis com normas da Carta Magna de 1988, de reprodução obrigatória pelos Estados, deve ser declarada a inconstitucionalidade dos respectivos dispositivos da legislação municipal objeto da ação, à luz do estabelecido nos artigos 3º e 10, da Constituição do Estado da Paraíba”, destaca o acórdão.

 

Da Redação com TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Isenção maior do Imposto de Renda vai beneficiar quase 60% dos professores da Paraíba

A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal…

17 de dezembro de 2025

Filho do deputado Damião Feliciano deve assumir Ministério do Turismo no governo Lula

O paraibano Gustavo Feliciano deverá ser nomeado novo ministro do Turismo do governo Lula (PT).…

17 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro diz que ainda espera contar com Leitão em 2026, mas afirma que decisão será respeitada

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), comentou nesta…

17 de dezembro de 2025

Oposição de Cacimba de Dentro declara apoio a Cícero Lucena durante cavalgada política

Na tarde do último domingo (14), a tradicional cavalgada em homenagem ao ex-prefeito Edmilson Gomes,…

17 de dezembro de 2025

Pollyanna Werton rebate pedido de CPI e afirma não haver processos de emendas pendentes na SEDH

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), comandada pela secretária Pollyanna Werton (PSB), divulgou…

17 de dezembro de 2025

Em tom conciliador, João Azevêdo destaca trajetória de Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima: “Tenho respeito”; assista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), fez nesta quarta-feira (17) declarações de reconhecimento a…

17 de dezembro de 2025