A Paraíba o tempo todo  |

Termina nesta sexta-feira mutirão de exames de lâmina e de mamas no PSF da Ramadinha

Termina nesta sexta-feira mutirão de exames de lâmina e de mamas no PSF da Ramadinha

Termina na manhã desta sexta-feira, 25, o Mutirão de Exames de Papanicolau e Exames Clínicos de Mamas que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Hindemburgo Nunes de Figueiredo, localizada o bairro da Ramadinha, desde a última segunda-feira, 21. O mutirão pretende chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer do colo do útero e da mama, os tipos que mais atingem as mulheres.

Nesta sexta-feira, além dos exames, as mulheres poderão assistir a uma palestra sobre “Planejamento familiar” e para encerrar a programação do mutirão, acontecem apresentações do Grupo de Hip Hop, do repentista José Fernandes e sorteio de brindes entre as mulheres que participaram da semana realizada na UBSF Dr. Hindemburgo Nunes. Ao término do mutirão, a expectativa é que sejam realizadas pelo menos 300 coletas de lâminas, conforme informou a coordenadora de Saúde da Mulher, a ginecologista Fátima Patrício.

O câncer do colo do útero é um dos que têm maior incidência, mas pode ser detectado precocemente pelo exame de lâmina, o Papanicolau, explica a ginecologista, alertando sobre a importância das mulheres com vida sexual ativa e, independente da idade, realizarem o exame pelo menos uma vez por ano. O câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver, mas as alterações das células que podem desencadear a doença são descobertas facilmente no exame preventivo.

No caso do câncer de mama, ele é o mais comum entre as mulheres, mas se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Em geral, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

No ano passado, a FAP registrou 107 novos casos de câncer de mama e 73 de colo do útero. Neste ano, foram 138 novos casos de câncer de mama e 61 de colo de útero. Em relação a óbitos, o SIM (Sistema de Informação da Mortalidade) da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a agosto deste ano houve dois óbitos decorrentes de câncer do colo do útero e 15 de câncer de mama de mulheres residentes no município.

 

Codecom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe