A estação mais quente do ano iniciou no dia 21 dezembro. O verão traz o tradicional aumento da temperatura, porém a previsão para os três primeiros meses de 2018 é a ocorrência de chuvas dentro da média histórica nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para janeiro e fevereiro, deve ocorrer maior variabilidade das chuvas, mas as condições devem ficar mais favoráveis a partir do mês de março, época da estação chuvosa da região do Cariri.
De acordo com Ednaldo Correia de Araujo, meteorologista e chefe da sessão de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas vão continuar elevadas, chegando a 38°C na região do Agreste paraibano. Na capital, as temperaturas registradas atualmente chegam a 31°C, mas a máxima pode chegar a 33°C durante o dia no período do verão, em meados de abril. Durante o período mais quente do ano, a temperatura pode chegar até 40°C, principalmente no Sertão, tendo a sensação térmica ainda mais intensa.
Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, as temperaturas registradas nas últimas semanas são proporcionais a estação do verão. “Em Campina Grande registramos em torno dos 32°C no verão e as máximas ocorrem no período da tarde, no entanto, estamos na primavera, podendo chegar a temperaturas mais altas com a chegada do verão”, afirmou.
“Tradicionalmente, de janeiro a março chove menos no Agreste, Brejo e Litoral. Por outro lado, este período é considerado a estação chuvosa do Semiárido paraibano, onde ficam as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão”, explicou a meteorologista.
O verão também é caracterizado pelos dias mais longos. O sol costuma nascer mais cedo e se por mais tarde, deixando as noites mais curtas. “O dia solar passa a ser maior. Além disto, temos um aumento médio de um a dois graus na temperatura”, concluiu.
Redação
Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC) desde o fim de 2025,…
Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na noite do último sábado…
Um homem foi morto e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros…
A Paraíba registrou, em 2025, o maior número de crimes de feminicídio dos últimos dez…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) começa o mês de fevereiro ofertando 391…
Uma aposta feita em João Pessoa, capital da Paraíba, está entre as premiadas do concurso…