A Paraíba o tempo todo  |

Temperatura deve chegar a 40°C durante verão no Estado

A estação mais quente do ano iniciou no dia 21 dezembro. O verão traz o tradicional aumento da temperatura, porém a previsão para os três primeiros meses de 2018 é a ocorrência de chuvas dentro da média histórica nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para janeiro e fevereiro, deve ocorrer maior variabilidade das chuvas, mas as condições devem ficar mais favoráveis a partir do mês de março, época da estação chuvosa da região do Cariri.

 

De acordo com Ednaldo Correia de Araujo, meteorologista e chefe da sessão de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas vão continuar elevadas, chegando a 38°C na região do Agreste paraibano. Na capital, as temperaturas registradas atualmente chegam a 31°C, mas a máxima pode chegar a 33°C durante o dia no período do verão, em meados de abril. Durante o período mais quente do ano, a temperatura pode chegar até 40°C, principalmente no Sertão, tendo a sensação térmica ainda mais intensa.

 

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, as temperaturas registradas nas últimas semanas são proporcionais a estação do verão. “Em Campina Grande registramos em torno dos 32°C no verão e as máximas ocorrem no período da tarde, no entanto, estamos na primavera, podendo chegar a temperaturas mais altas com a chegada do verão”, afirmou.

 

“Tradicionalmente, de janeiro a março chove menos no Agreste, Brejo e Litoral. Por outro lado, este período é considerado a estação chuvosa do Semiárido paraibano, onde ficam as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão”, explicou a meteorologista.

 

O verão também é caracterizado pelos dias mais longos. O sol costuma nascer mais cedo e se por mais tarde, deixando as noites mais curtas. “O dia solar passa a ser maior. Além disto, temos um aumento médio de um a dois graus na temperatura”, concluiu.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe