Categorias: Paraíba

Telejudiciário reativa emissão de certidões estaduais em Campina Grande dentro de 10 dias

O Telejudiciário voltará, num prazo de 10 dias, a emitir certidões estaduais também no balcão instalado no Fórum Afonso Campos, da comarca de Campina Grande. A decisão foi anunciada, ontem, pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

Desde o dia 18 de dezembro, a expedição do documento encontrava-se centralizada na comarca de João Pessoa. Antes, além de Campina, ocorria em Patos e Sousa, onde permanece suspensa.

Segundo a coordenadora do Telejudiciário, Anna Maria Monteiro Bichara Sobreira, a centralização do serviço na comarca de João Pessoa decorreu de ajuste no quadro de pessoal que faz o atendimento ao público e que sofreu redução. “Ao cumprir as determinações do Conselho Nacional de Justiça, muitos dos servidores do setor tiveram de retornar aos cartórios”, justificou.

A Coordenadoria do Telejudiciário procedeu a remanejamentos de funcionários para garantir a reativação da emissão de certidões estaduais na comarca de Campina Grande, de modo a atender a demanda de solicitações por parte da população.

Por meio da certidão, o requerente saberá se possui algum processo contra ele no Judiciário estadual, a exemplo de execuções fiscal, patrimonial, criminal ou cível, dentre outros. Em caso da consulta ser negativa, será fornecida a “certidão de nada consta”.

Novo projeto – Anna Maria Sobreira explicou que o Tribunal de Justiça encontra-se, desde o ano passado, elaborando um projeto para possibilitar a emissão das certidões através da Internet, o que deve ser colocado em prática ainda este ano.

A coordenadora informou que, na segunda-feira (11), o presidente do TJ recebeu, em seu gabinete, a visita de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campina Grande, quando foi discutida a reativação da emissão das certidões no balcão do Fórum Afonso Campos.

“Na ocasião, o desembargador Ramalho Júnior informou que o serviço seria reativado, no máximo, dentro de 10 dias. Informou, ainda, que o TJPB já dispõe de projeto para fornecer a certidão via Internet, porém, este sistema ainda encontra-se em elaboração, mas deve acontecer ainda este ano”, esclareceu Anna Maria Bichara.

 

TJPB

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026