TCE rejeita contas de prefeitura e aprova “Voto de Pesar” pelo falecimento de jornalista e escritor

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, em sessão ordinária por videoconferência, nesta 4ª feira (16), apreciou uma pauta com 19 processos, e emitiu parecer pela aprovação das contas da prefeitura de Cuité do Mamanguape, relativas ao exercício de 2019. Reprovadas foram as de São José de Piranhas, remanescente de 2014, na gestão do ex-prefeito Domingos Leite da Silva Neto.

Regulares foram julgadas as contas do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo, exercício de 2020, sob a responsabilidade de Fabrício Feitosa Bezerra. De 2019, foram aprovadas as da Secretaria de Estado da Fazenda na gestão de Marialvo Laureano dos Santos Filho.

A Corte deu provimento ao recurso interposto pela gestora do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor – IASS, Laura Maria Farias Barbosa, contra a rejeição das contas, com imputação de débito, conforme Acórdão APL-TC 00188/21. Após a peça recursal as contas foram julgadas regulares com ressalvas.

Quanto ao recurso impetrado pelo ex-prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena Moura de Medeiros, contra a reprovação da prestação de contas de 2018, entendeu o Pleno, por maioria, que os argumentos apresentados pela defesa não foram suficientes para suprir a falta de recolhimento ao instituto de previdência municipal das contribuições descontadas dos servidores. Foi mantido o parecer contrário.

Voto de Pesar – O Pleno do Tribunal de Contas aprovou “Voto de Pesar” pelo falecimento do jornalista, advogado e escritor Francisco Maria Filho, aos 92 anos, ocorrido no último domingo. A propositura foi do presidente da Corte, conselheiro Fernando Catão.

“Chico Maria, como era conhecido e respeitado por toda a sociedade paraibana, notabilizou-se como jornalista a partir da década de 1970 por programas de TV em que entrevistava importantes personalidades. Se destacava pelo jeito irreverente e ácido de fazer perguntas incisivas”, lembrou o conselheiro. Chico Maria foi também delegado e chefiou a polícia paraibana na gestão do ex-governador Pedro Gondim.

Composição – O Tribunal de Contas do Estado realizou sua 2341ª sessão ordinária por teleconferência, sob a presidência do conselheiro Fernando Rodrigues Catão. Presentes os conselheiros Nominando Diniz, André Carlo Torres Pontes, Arnóbio Alves Viana e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Renato Sérgio Santiago Melo, Antônio Cláudio Silva Santos e Oscar Mamede Santiago. O Ministério Público de Contas esteve representado pela subprocuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz.

 

Ascom TCE

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026