Por pbagora.com.br

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana, recomendou à equipe interna pressa na adoção das providências para o lançamento do “Preço de Referência”, aplicativo de computador desenvolvido com as parcerias do Governo do Estado e da Universidade Federal da Paraíba.

Trata-se de ferramenta à semelhança do já aclamado “Preço da Hora”, porém destinado à consulta por gestores públicos, em tempo real, dos melhores preços de produtos oferecidos pelo mercado. É, portanto, uma ferramenta destinada a agilizar as cotações do setor público.

“O momento crítico requer de todos nós providências além da emissão de portarias e regulamentos. Estes já são muitos e são esclarecedores”, observa o conselheiro Arnóbio Viana.

E prossegue: “Agora, precisamos de iniciativas capazes de facilitar a atuação de gestores necessitados de contratar e comprar tudo aquilo necessário ao andamento normal da máquina administrativa e ao atendimento aos reclamos da sociedade”. Lembra ele que o estado de emergência em que vive o País já facilita as aquisições públicas, em situações específicas, sem o rigor maior das licitações. “Todos já sabem o que é e o que não é permitido nesse campo”, acentuou.

Ouvido a respeito do assunto o coordenador do Setor de Gestão da Informação do TCE Josedilton Alves Diniz, contou que o sistema está pronto e já poderia ter sido lançado, fossem outras as circunstâncias que atualmente desaconselham as reuniões e o trabalho em grupo.

Uma das saídas pode ser o treinamento à distância dos próximos usuários do “Preço de Referência”. As ações a serem ainda definidas terão, no TCE, a coordenação do auditor de contas públicas Aguinaldo Macedo Filho, envolvido com a logística do programa.

Notícias relacionadas

Equipe do Orçamento Democrático Estadual realiza visita técnica à obra da PB-034, em Alhandra

As obras de restauração da PB-034, na interligação BR-101/Alhandra/Caaporã, foram acompanhadas esta semana pelo secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, além da equipe técnica da secretaria, conselheiros e…

Prefeitura de João Pessoa abre canal para doação às famílias atingidas pela chuva

As pessoas que desejam ajudar as famílias atingidas pela chuva registrada nos últimos dias na Capital agora têm um canal direto para realizar suas doações. A campanha é realizada pela…