Categorias: Paraíba

TCE-PB realiza auditoria simultânea em 20 maternidades públicas da Paraíba

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) realiza, nesta terça-feira (11), a Auditoria Coordenada nº 02/2025, com foco no acompanhamento das 20 maternidades públicas inspecionadas em novembro de 2024. A ação integra o Plano Anual de Auditoria (PAA) de 2025, sob a coordenação da Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI), e tem como objetivo avaliar as possíveis mudanças e melhorias nos cenários anteriormente identificados nas unidades hospitalares. A operação iniciou às 8h.

Nesta edição, 40 auditores e técnicos de controle externo do TCE-PB estarão mobilizados em 18 municípios, incluindo João Pessoa e Campina Grande, para verificar infraestrutura, recursos humanos, insumos, biossegurança, manejo de resíduos e a qualidade dos serviços prestados a gestantes e recém-nascidos nas maternidades públicas.

As 20 maternidades selecionadas respondem por aproximadamente 90% dos nascimentos em instituições públicas da Paraíba. Dessas, 14 são administradas pelo Governo do Estado e 6 por prefeituras municipais. Conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), esses estabelecimentos reúnem cerca de 10.900 profissionais da saúde.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, destacou a importância da atuação proativa do Tribunal em temas que impactam diretamente a vida da população. “O controle externo cumpre um papel essencial quando atua de forma orientadora e preventiva. As auditorias simultâneas traduzem o compromisso do Tribunal com a boa aplicação dos recursos públicos e, sobretudo, com a proteção da vida e da dignidade da mulher e da criança”, afirmou o presidente. 

De acordo com o diretor de Auditoria e Fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque, o objetivo é oferecer um diagnóstico atualizado sobre as condições dessas unidades e subsidiar o acompanhamento da gestão pelos conselheiros relatores. “A auditoria busca verificar se houve avanços na estrutura e na qualidade do atendimento prestado nas maternidades públicas, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população paraibana”, destacou.

Durante a operação, as equipes do TCE-PB preencherão questionários eletrônicos em tempo real, com fotos e registros das condições observadas em cada maternidade. As informações serão transmitidas instantaneamente para o Espaço Cidadania Digital, na sede do Tribunal, onde serão consolidadas em painéis de acompanhamento.

Os resultados da Auditoria Coordenada gerarão relatórios parciais e consolidados, com um panorama geral dos achados, além de documentos específicos para cada unidade fiscalizada. Caso sejam identificadas irregularidades, alertas e recomendações poderão ser emitidos aos gestores responsáveis, visando à correção e ao aprimoramento das ações administrativas.

A primeira edição da Auditoria Simultânea em Maternidades, realizada em 2024, forneceu um diagnóstico detalhado sobre a estrutura e o funcionamento das unidades hospitalares. Os resultados orientaram o planejamento desta nova etapa, que busca verificar o impacto das medidas corretivas adotadas e a evolução dos indicadores de gestão e atendimento no último ano.

A Auditoria Coordenada é uma iniciativa essencial do PAA, voltada à realização de fiscalizações simultâneas sobre temáticas estratégicas relacionadas à atuação do poder público, tanto em âmbito municipal quanto estadual.

Ascom TCE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025