O Pleno do Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão ordinária nesta quarta-feira (26), reafirmou o compromisso institucional com a transparência pública, abrindo cada vez mais o acesso a dados e informações das 223 Prefeituras, de igual número de Câmaras de Vereadores, e do Governo do Estado, por meio do processo de acompanhamento da gestão.

Com a iniciativa, o Tribunal debateu os comentários à Instituição  e à pessoa do conselheiro Fernando Rodrigues Catão, após este haver emitido alerta, nos autos de uma inspeção especial,  no programa Empreender, de cujas contas é o relator.

O conselheiro levou o assunto à discussão no colegiado e destacou que o TCE paraibano “é hoje uma instituição inovadora no controle externo no Brasil, além de plenamente aberta à sociedade”. Lembrou, a propósito, que desde o início do ano passado, todos os relatórios do processo de acompanhamento da gestão em tempo real são de livre acesso a qualquer cidadão, e aos próprios gestores.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes, presidente da Corte, também destacou os avanços do TCE da Paraíba para maior transparência pública, citando a ampliação do acesso aos dados por meio de ferramentas tecnológicas, como o Sagres e os painéis de acompanhamento da gestão, e também, das mídias sociais e de aplicativo de celular.“Como missão, o Tribunal reafirma seu propósito de continuar no caminho da transparência, da isonomia, eficácia, eficiência, efetividade da gestão pública” observou o presidente. “Nada mais houve do que a concretização do princípio da transparência que deve reger nossa atividade no âmbito dos Tribunais de Contas”. Todas as partes têm acesso aos dados e eventualmente podem questionar mediante recursos, ou mesmo tecnicamente, até no acompanhamento de gestão”,  disse o subprocurador geral do Ministério Público de Contas, Manoel Antônio dos Santos Neto.

Os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Antônio Nominando Diniz Filho, Arthur Cunha Lima e Marcos Costa também manifestaram-se na mesma linha, assim como o conselheiro substituto Antônio Cláudio Silva Santos. O advogado Remígio Júnior sublinhou a excelência da atuação do Tribunal de Contas da Paraíba. 

 

Ascom/ TCE-PB

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

CMCG homenageia o Procurador Raulino Maracajá com Título de Cidadania 

A Câmara de Vereadores de Campina Grande realizou na manhã desta quarta-feira, 11, Sessão Especial para a entrega de título de cidadania campinense ao Procurador do Ministério do Trabalho Raulino…

Romero anuncia auditor federal como novo Controlador Geral do Município

Ricardo Wagner Barros de Oliveira teve nome liberado pelo ministro-chefe da CGU, Wagner Rosário, após audiência concedida ao prefeito de Campina Grande De Brasília, onde cumpre agenda administrativa desde a…