Categorias: Paraíba

TCE-PB lança nesta quinta Marco de Medição de Desempenho

Projeto vai permitir autoavaliação em todos os setores do Tribunal, mais agilidade nos procedimentos internos e elevar a qualidade dos serviços prestados à sociedade

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima lança nesta quinta-feira (14), às 15h, o Marco de Medição de Desempenho, um instrumento de autoavaliação de todo o trabalho desenvolvido pela instituição. Inserido no âmbito do Projeto de Qualidade e Agilidade das Cortes de Contas do País, o MDC começou a ser desenvolvido em 2013 pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

A cerimônia de lançamento será no Plenário Ministro João Agripino Filho e contará com a presença do presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal, também presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco.

A adesão ao projeto vai permitir, conforme explicou o presidente do TCE, que se verifique e analise o desenvolvimento organizacional e estrutural de gestão do Tribunal, liderança e agilidade na área de recursos humanos, metodologia e normas de auditoria, comunicação, bem como o gerenciamento dos diversos setores que compõem a Corte.

“Tudo isso com o intuito de atender uma das principais demandas da sociedade , que é o aperfeiçoamento da qualidade e da agilidade dos procedimentos utilizados pelos órgãos fiscalizadores, valorizando assim o controle social e oferecendo serviços de excelência”, explicou o conselheiro.

Trata-se, conforme destacou, de uma excelente oportunidade para o TCE da Paraíba “caminhar de mãos dadas com as demais Cortes de Contas, aproveitar as experiências que obtiveram êxito e medir constantemente a qualidade de nossos serviços”.

Sob a coordenação do presidente do TCE, compõem a comissão responsável pela implantação do Marco de Desempenho o diretor Executivo Geral, Nivaldo Cortes Bonifácio; os auditores de Contas Públicas, Francisco José Pordeus de Sousa, Stalin Melo Lins da Costa , Josedilton Alves Diniz, José Luciano Sousa de Andrade e Eduardo Ferreira Albuquerque.

Conceito e objetivos

O MMD – QATC define “práticas relevantes para os Tribunais de Contas do Brasil direcionando-os para uma atuação, cada vez mais harmônica e uniforme, para o aprimoramento da qualidade e agilidade das auditorias e julgamentos, além da valorização do controle social e oferta de serviços de excelência”. Todas essas práticas estão plenamente alinhadas “com os objetivos de um tribunal de contas que trabalha em defesa dos interesses da população”.

Ascom/TCE-PB

Últimas notícias

Levantamento aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na sétima no Brasil com os melhores indicadores Segurança Pública

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

14 de fevereiro de 2026

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026