TCE-PB anula certame para uso comercial de postes de iluminação em João Pessoa

PUBLICIDADE

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba determinou a anulação da concorrência pública 06002/2022 promovida pela Secretaria de Administração de João Pessoa para uso comercial de postes de iluminação e espaço subterrâneo necessários à passagem de cabos de fibra ótica destinados à transmissão de dados, voz e imagens pela empresa Telsite Solutions Ltda.

A decisão deu-se, por unanimidade, na última sessão da 1ª Câmara do TCE, conforme voto-vista do presidente Fernando Catão ao processo decorrente de denúncia formulada pela empresa desabilitada do certame, a Opix Serviços de Tecnologia Ltda. Comunicado do desinteresse por essa licitação posteriormente feito pela denunciante não impediu o andamento do processo originário do gabinete do conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho.

“Não obstante o desinteresse entendo que a denúncia não deve passar ao largo do nosso exame, tendo em vista os fatos já aqui apurados”, anotou o conselheiro Fernando Catão no voto emitido em consonância com o relatório de auditoria e o parecer do Ministério Público com atuação no TCE. Segundo ele, a concorrência está eivada de vícios insanáveis que “enfraquecem a isonomia, a vantajosidade e, principalmente, o interesse público” quanto ao objetivo do contrato.

Ele observou que a Prefeitura Municipal não possui autonomia pertinente ao uso de posteação da cidade, “a não ser aqueles específicos de iluminação pública que estejam sob sua administração”. Os demais, acentuou, têm a gestão da Energisa, a concessionária de energia elétrica da cidade que para isso não foi consultada pelos licitantes.

A Auditoria do Tribunal informou que, até a ocasião desse julgamento, não havia registro da emissão de empenhos e pagamentos referentes a essa licitação nem no Portal de Transparência da Prefeitura nem no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres). O voto-vista manteve a multa de R$ 2.000,00 imposta pelo relator Antonio Gomes Vieira Filho ao secretário da Administração Municipal Ariosvaldo de Andrade Alves. Cabe recurso.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta diz que Câmara não tem preconceito partidário e que projetos são avaliados pelo mérito e não pela autoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025

Jovem é agredido com garrafa de vidro em bar no Bessa, em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…

30 de dezembro de 2025

Tenente-coronel da PM denuncia importunação sexual pelas redes sociais

A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…

30 de dezembro de 2025