TCE dá prazo para prefeito de Brejo do Cruz explicar irregularidades em investimentos na educação e pagamentos excessivos ao vice

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deu ao prefeito de Brejo do Cruz, Tales Torricelli de Sousa Costa e Silva, até o dia 13 de dezembro para esclarecer o baixo investimento na educação e os pagamentos excessivos recebidos pelo vice-prefeito, Gutemberg Fernandes de Alencar, que recebeu R$ 12 mil a mais sem justificativa.

O relatório do TCE apontou várias irregularidades na prestação de contas referentes ao ano de 2022. Entre elas, a abertura de créditos adicionais sem autorização legislativa, despesas com justificativas de dispensa ou inexigibilidade de licitação sem amparo na legislação, não aplicação de no mínimo 70% dos recursos do Fundeb em remuneração de profissionais de educação básica, e a disponibilidade do Fundeb ao final do exercício maior do que 10% das receitas.

Além disso, constatou-se que não foi aplicado o percentual mínimo de 25% da receita de impostos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), nem o piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública. Houve aumento de contratação temporária que deve ser justificado, contratação de pessoal por tempo determinado sem atender à necessidade temporária de excepcional interesse público e acumulação ilegal de cargos públicos.

Relativo à remuneração do funcionalismo público, não foi realizado o recolhimento da contribuição previdenciária patronal ao Regime Geral de Previdência Social e nem da contribuição previdenciária patronal ao Regime Próprio de Previdência Social.

Brejo do Cruz é um município localizado na Região Geográfica Imediata de Catolé do Rocha-São Bento, com uma população estimada em 13.123 habitantes, conforme dados do IBGE de 2010, e uma área territorial de 399 km².

 

Redação

 

 

Últimas notícias

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante na Paraíba

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026

Alexandre de Moraes autoriza visita de Cabo Gilberto a Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…

29 de janeiro de 2026