Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
A taxa anual de desemprego na Paraíba caiu para 8,3% em 2024, marcando a menor taxa desde 2014, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. O dado representa uma queda considerável em relação aos anos anteriores, especialmente após o pico de 17,8% registrado em 2020, no auge da pandemia de Covid-19.
Desde então, a taxa de desemprego tem apresentado uma tendência de queda. Em 2021, a taxa foi de 16,1%, seguida de 12,4% em 2022, 9,6% em 2023 e 8,3% em 2024. Esse movimento reflete a recuperação gradual do mercado de trabalho no estado, após o impacto negativo da crise sanitária.
Em termos nacionais, o Brasil também viu uma redução na taxa média de desemprego, que ficou em 6,6% em 2024, a menor desde o início da série histórica em 2012. No entanto, os desafios ainda persistem, como mostra a evolução do desemprego na Paraíba, que vinha crescendo até 2017 antes de começar a reduzir.
Além disso, o IBGE destaca que o nível de ocupação no país atingiu 58,6% da população de 14 anos ou mais, o maior da série histórica, refletindo uma recuperação significativa do mercado de trabalho em todo o Brasil. A Paraíba, por sua vez, ocupa a sétima posição no ranking de força de trabalho “desperdiçada”, com uma taxa de 24,3%.
Outro dado relevante é o índice de trabalho informal na Paraíba, que ultrapassa os 50%, colocando o estado na sétima posição no ranking nacional. Esse indicador aponta para uma parcela considerável da população trabalhadora no estado que se encontra fora das formalidades do mercado de trabalho.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…
O deputado estadual e líder do bloco da oposição na ALPB, George Morais, rebateu as…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e o Juízo da Vara da Fazenda Pública…
O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…
O presidente do Partido Verde na Paraíba, Sargento Denis Soares, revelou nesta quinta-feira (22), que…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra dois…