A Paraíba o tempo todo  |

Tartaruga-cabeçuda encontrada ferida em maio é devolvida ao mar na Paraíba

Foto: Bráulio Carvalhal / Ibama-PB

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanhou a soltura de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) em João Pessoa. O réptil marinho havia sido encontrado ferido na praia de Intermares, em Cabedelo, em maio deste ano. 

Após o resgate, a tartaruga, que recebeu o nome de Vitória, foi encaminhada para tratamento e reabilitação no Aquário Paraíba, onde permaneceu por meses até estar apta para retorno ao habitat.

A ação de soltura contou com o apoio de organizações não governamentais, como a Associação Guajiru, que prestou assistência na logística e no manejo do animal. 

Sobre a espécie 

A tartaruga-cabeçuda é uma espécie de relevância ecológica e está ameaçada de extinção, conforme a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas (Portaria MMA nº 148/2022). Sua conservação depende de esforços conjuntos de órgãos ambientais, instituições científicas e da sociedade civil para reduzir ameaças como captura acidental, poluição marinha e perda de áreas de desova. 

Ascom Ibama

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe