Categorias: Paraíba

TAC’s cobram correção de irregularidades

TAC’s cobram correção de irregularidades em escolas municipais

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) firmou sete termos de ajustamento de conduta (TACs) com o Município de São Sebastião de Lagoa de Roça, objetivando a correção de problemas em escolas da localidade. O compromisso foi celebrado por meio da Promotoria de Esperança e faz parte do projeto “MP pela Educação”, do planejamento estratégico da instituição.

 

 

Os principais problemas estão relacionados ao fardamento dos alunos e às condições hidráulicas, elétricas, de acessibilidade e de segurança contra incêndio. A necessidade dos termos, segundo a promotora de Justiça, Paula Camillo, veio em decorrência da instauração de procedimentos administrativos para averiguar irregularidades nas escolas.

 

A determinação em comum para todas as escolas é que deverão incluir no orçamento de 2013 dotação orçamentária para suficiente aquisição de fardamento escolar até o fim de março de 2013. A maioria também terá que adquirir extintores até 20 de dezembro de 2012. Os TAC’s foram assinados pelo prefeito de São Sebastião de Lagoa de Roça, Lúcio Flávio Bezerra de Brito, e pelo assessor jurídico da prefeitura, Marcus Aurélio de Holanda Torquato. O não cumprimento das obrigações pactuadas refletirá em multa diária de R$ 500,00.

 

Para a Escola Municipal Antônio Pedro dos Santos, o TAC determina que seja incluído no orçamento de 2013 do Município dotação orçamentária para realizar reforma do prédio (a fim de torná-lo acessível, pois as rampas estão fora do padrão) com retalhamento, pintura e manutenção da parte elétrica e hidráulica e a consequente realização da obra em tempo razoável, de acordo com a legislação pertinente. Também devem ser adquiridos extintores até o dia 20 de dezembro deste ano. Dotação orçamentária para 2013 a ser destinada para reforma de prédio também faz parte do TAC firmado para a Escola Juvino Sobreira.

 

Nas Escolas José Borges de Carvalho, Olívia Colaço e Santo Antônio de Pádua, a prefeitura deve executar até 20 de dezembro reforma do prédio, com reparação da parte hidráulica, com verificação da possibilidade de construção de bomba de água, de pintura e promoção de acessibilidade. Essas também são determinações a serem cumpridas nas Escola Municipal Yaya Tavares, que ainda precisa de manutenção na parte elétrica. A Santo Antônio de Pádua também deve ter reparada a iluminação e fiação, receber pintura e reparação de lousas e janelas. Na Escola Joaquim Venâncio a necessidade é fardamento e extintores de incêndio.

Assessoria

Últimas notícias

Apoio direto de Lula fortalece Hugo Motta e amplia projeção nacional do presidente da Câmara

Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…

6 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena critica vereadores que abandonaram base governista e passaram para a oposição na CMJP

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…

6 de fevereiro de 2026

Ruy evita definição para governo, mas declara voto em Veneziano e Nabor para o Senado

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…

6 de fevereiro de 2026

Fórum Paraibano de Combate à Corrupção será coordenado pelo MPPB nos próximos dois anos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…

6 de fevereiro de 2026

INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana com vagas em JP e CG

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…

6 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro descarta saída antecipada de João Azevêdo e confirma troca no Governo apenas em abril

As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…

6 de fevereiro de 2026