Categorias: Paraíba

Sudene concede incentivos a 53 empresas paraibanas e fortalece base produtiva regional

PUBLICIDADE

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) concedeu incentivos fiscais a 53 empresas da Paraíba em 2025, dentro de um pacote maior que beneficiou 671 empreendimentos em toda a área de atuação da Autarquia. A medida reforça a base produtiva regional, estimula investimentos privados e contribui para a manutenção e geração de empregos no Nordeste.

De acordo com os dados divulgados pela Sudene, os projetos enquadrados neste ano mantêm 180.921 postos de trabalho e estão associados a investimentos privados que somam R$ 19,6 bilhões, valores aplicados antes mesmo do acesso aos benefícios fiscais. O número de empresas atendidas supera o registrado em 2024, quando 653 empreendimentos foram contemplados.

Na prática, o incentivo permite que parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) devido seja utilizada para investimentos na própria empresa. Com isso, os recursos podem ser direcionados para a modernização de unidades, expansão de atividades e atualização de equipamentos. Segundo o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, os incentivos aumentam a atratividade econômica e contribuem para o crescimento sustentável dos negócios ao longo do tempo.

Do total de benefícios concedidos em 2025, 556 correspondem à redução de 75% do IRPJ, enquanto 115 empresas optaram pelo reinvestimento de 30% do imposto. Os recursos vão apoiar a implantação de 287 empreendimentos e a modernização de 235 empresas. Outras 115 organizações vão utilizar os valores para complementar equipamentos, enquanto 13 direcionaram os investimentos para a diversificação de linhas de produção.

Além disso, 21 pleitos trataram de retificação ou transferência de benefícios por atualização de informações administrativas.

As empresas beneficiadas estão espalhadas por toda a região atendida pela Sudene. A Bahia lidera o ranking, com 140 empreendimentos contemplados, seguida por Ceará (108), Pernambuco (101) e Espírito Santo (63). A Paraíba aparece com 53 empresas beneficiadas, reforçando a participação do estado no conjunto de políticas voltadas ao desenvolvimento regional.

Segundo o diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, os incentivos fiscais têm como principal característica o alcance sobre diversas cadeias produtivas estratégicas. A maior parte dos empreendimentos beneficiados pertence ao setor industrial, com atuação em segmentos como alimentos, vestuário, calçados, papel e celulose, plásticos, metalurgia, minerais, móveis, petroquímica, fármacos, produtos químicos e indústria têxtil.

Também foram contemplados projetos nas áreas de agricultura e agroindústria, informática, infraestrutura, eletroeletrônica, fabricação de máquinas e equipamentos, além do setor de turismo, que apresentou forte crescimento na demanda por incentivos em 2025. Ao todo, 64 projetos turísticos foram aprovados, responsáveis por 11.282 empregos, conforme destacou o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, Silvio Carlos.

A concessão dos incentivos ocorre após rigoroso enquadramento técnico e legal, que exige que o empreendimento esteja localizado na área de atuação da Sudene, atue em setor considerado prioritário para o desenvolvimento regional e seja tributado pelo regime de lucro real. Equipes da Superintendência realizam vistorias periódicas para garantir a correta aplicação dos recursos.

Além dos incentivos fiscais, a Sudene também opera linhas de crédito por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), formando um conjunto de políticas públicas voltadas à atração, manutenção e ampliação dos investimentos produtivos na região Nordeste.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Após solicitação de Veneziano, ministro paga R$ 29 milhões a pipeiros e garante abastecimento por carros-pipa

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciou na tarde desta quarta-feira (21) a liberação,…

21 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Vereador de João Pessoa pretende reapresentar projeto de lei que determina ponto eletrônico para médicos

O vereador Guiguinha Moov Jampa revelou, nesta quarta-feira (21), que irá apresentar novamente o projeto…

21 de janeiro de 2026

Presidente do PT revela desafio com “apoio cruzado” e vê precipitação em posicionamento de Luiz Couto

A presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou nesta quarta-feira…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464