A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) iniciou ontem, quinta-feira (13), a coleta de amostras de água no Rio Jaguaribe, em João Pessoa, após o surgimento de uma espuma branca que chamou a atenção. Esse fenômeno é frequentemente associado à presença de poluentes químicos. Durante a vistoria, também foram encontrados vários peixes mortos nas proximidades da espuma.
A espuma foi identificada no trecho do rio localizado no bairro do Varjão (Rangel), e a Sudema informou que as amostras coletadas serão enviadas para um laboratório terceirizado. O resultado dos testes, que deve esclarecer a origem da poluição, será divulgado na próxima quarta-feira, 19 de março.
A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) também realizou uma inspeção ao longo do leito do rio, confirmando que a espuma estava concentrada apenas na área mencionada. Além disso, foi verificado que a água apresentava baixa oxigenação, o que pode ter contribuído para a morte dos peixes encontrados.
Durante a inspeção, a Semam identificou uma criação irregular de porcos nas margens do rio, que pode estar despejando resíduos nos corpos d’água. Mais de 120 peixes mortos foram encontrados nas proximidades da possível criação. Os responsáveis pela criação de porcos serão convocados para comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, e o caso está sendo investigado pelas autoridades competentes.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…