Dados da STTrans apontam queda de 34,8% em reclamações nos setores de transporte e trânsito
Os setores de trânsito e transporte urbano em João Pessoa têm obtido avanços bastante significativos nos últimos anos em termos de satisfação da população pessoense. Prova disso é que a Central de Reclamação e Informação (Cerin), setor responsável pelo atendimento ao público da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) de João Pessoa divulgou, recentemente, que houve uma queda de 34,8% no número de reclamações nesses segmentos entre os anos de 2008 e 2009. De acordo com dados da Cerin em 2008 foram registradas 7,5 reclamações/dia nesses setores. Um ano depois esse número caiu para 4,9/dia. Em compensação, a Cerin aponta que nesse mesmo período, o total de solicitações de ocorrências e informações dadas aos usuários pela Central mais que dobrou, passando de 7.004 em 2008, para 14.449, no ano de 2009, o equivalente a uma média de 1,2 mil/mês.
Conforme apontam os dados da Central, os usuários de transporte coletivo da cidade também sentiram a melhora no serviço dos ônibus coletivos nos anos de 2008 e 2009, o que implicou na queda do número de reclamações ao órgão. O fato é que passageiro pessoense fez 954 reclamações a menos em 2009 do que no ano anterior. O diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, recebeu essa notícia de forma bastante positiva. “É muito bom ver o crescimento da satisfação da população pessoense com o setor de transporte, em função dessa significativa queda no número de reclamações feitas ao Cerin, da STTrans e isso reflete naturalmente as melhorias que estão sendo implantadas no sistema de transporte local pelas empresas operadoras”, destacou Tourinho.
Ele acrescentou ainda que as seis empresas de ônibus que atuam na cidade, Transnacional, Reunidas, São Jorge, Boa Viagem, Mandacaruense e Marcos da Silva, têm investido bastante nos últimos anos na renovação da frota, tornando-a a mais nova entre as capitais nordestinas e entre as mais novas do país, com idade média de 3,8 anos, bem como realizado capacitações periódicas nas áreas de condução defensiva e econômica e também interpessoal para seus operadores (motoristas e cobradores), para oferecer uma melhor prestação de serviço aos passageiros.
Através da Cerin o usuário pode informar sua demanda, por telefone ou pessoalmente, e deixar o nome e um número de telefone celular para contato.De acordo com informações da STTrans, em 2009, a Central recebeu um novo sistema para melhorar o atendimento à população e agilizar a resposta das demandas dos usuários. Através do software que recebeu o nome de Siscerin (Sistema do Cerin), a Central passou a encaminhar, no mesmo dia, uma mensagem de texto com o número do protocolo e o andamento da demanda no órgão, no atendimento ao usuário que solicitar algum serviço. Os dados são sigilosos e só podem ser acessados pelos funcionários do setor. O número é o 0800 2811518.
Assessoria
O governador da Paraíba anuncia, nesta segunda-feira (2), um reajuste salarial para os servidores públicos…
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza nesta segunda-feira (02) uma reunião para…
O novo salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer oficialmente a partir desta segunda-feira…
Um adolescente esfaqueou o padrasto na madrugada desta segunda-feira (2), em um condomínio residencial localizado…
A Controladoria-Geral da União (CGU) deu prazo até o mês de março para que o…
Após a saída do técnico Bernardo Franco ,consequência da goleada por 4x 1 sofrida para o Campinense,…