O município de Cruz do Espírito Santo, cidade de 17 mil habitantes da Região Metropolitana de João Pessoa, localizada a 25 quilômetros da capital paraibana, ganhou, no final da tarde desta quinta-feira (8), um novo prédio que agora abriga a Promotoria de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) na cidade. A solenidade de inauguração da nova sede, que recebe o nome em homenagem à promotora de Justiça Luzinete Formiga de Araújo, teve início às 17h. O novo prédio fica localizado na à Praça dos Três Poderes, em frente ao Fórum de Cruz do Espírito Santo
A Promotoria de Justiça de Cruz do Espírito Santo, que tem como titular o promotor Jeaziel Correia dos Santos, possui uma recepção, gabinete de promotor com banheiro privativo e acessível, sala para assessor, cartório, sala para rack (informática), copa, área de serviço e banheiros para o público. O total de área construída é de 109,7 metros quadrados.
A cerimônia foi marcada pela execução do Hino Nacional com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado da Paraíba e do Ministério Público Estadual. E antes do desenlace da fita de inauguração e do descerramento da placa inaugural, além da bênção proferida pelo padre Moacir Carneiro, foi entregue uma placa comemorativa a Guiliana Formiga de Araújo, representando a família da homenageada que dá nome ao novo prédio do MPPB em Cruz do Espírito Santo.
“É uma homenagem justa e merecida à minha mãe, que, quando eu era pequena, falava da importância do Ministério Público. E eu via os promotores como verdadeiros ‘Cavaleiros da Távola Redonda’. Hoje, no Curso de Direito, vejo que minha mãe, como promotora, era uma verdadeira guerreira”, discursou emocionada Guiliana Araújo, que recebeu das mãos do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, uma miniatura da placa de inauguração.
Em discurso, o promotor Jeaziel Santos agradeceu à dedicação do procurador Oswaldo Trigueiro em cumprir a promessa de construir a nova sede. “Um sonho foi realizado”, destacou o promotor, fazendo referência ao líder negro norte-americano Martin Luther King. “Temos agora uma casa digna para receber a população”. Em seguida, o presidente da APMP, Seráphico da Nóbrega, destacou: “Esta obra traz melhorias na condição de trabalho dos servidores e do promotor desta cidade. Esta nova sede pertence à sociedade, fruto do esforço do Ministério Público em favor da população”.
Já o prefeito de Cruz do espírito Santo, Pedro Gomes, destacou a presença da obra na cidade. “A magnitude desta obra referenda o trabalho do Ministério Público”, disse o prefeito, elogiando o trabalho do promotor Jeaziel Santos na cidade administrada por ele.
Por fim, o procurador-geral Oswaldo Trigueiro discursou, destacando: “A maior missão da instituição é a de servir o próximo”, disse, elogiando, também, o trabalho do promotor Jeaziel. “Um homem simples e extremamente dedicado ao seu trabalho, que veste a camisa do Ministério Público”.
Ainda participaram da solenidade o procurador de Justiça Alcides Jansen, corregedor-geral do MPPB; e os promotores de Justiça Francisco Lianza (secretário-geral da instituição), Alley Escorel, Carlos Romero, Eduardo Barros Maia e Francisco Seráphico, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).
Além do prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedro Gomes Pereira (PSD), e de vários vereadores da Câmara Municipal da cidade, estiverem presentes à solenidade o defensor público João Gaudêncio; a delegada de Polícia Civil Darcinalra de Assis; o tenente-coronel Eduardo Jorge, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar; e o juiz da comarca de Cruz do Espírito Santo, Eduardo Roberto Oliveira.
MPPB







