Categorias: Paraíba

Só 34 municípios têm fundos da infância, diz Ministério Público

PUBLICIDADE
Dos 223 municípios paraibanos, apenas 34 possuem fundos da infância e adolescência aptos ao recebimento de recursos. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) tem atuado para melhorar essa situação e, dentro dessa perspectiva, realiza, a partir das 9h da próxima sexta-feira (18/09), o webinar “O fortalecimento do CMDCA e a proteção de crianças e adolescentes: da legislação à efetivação”. O evento é destinado a integrantes dos conselhos estadual e municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (o CEDCA e os CMDCAs) de toda a Paraíba, e a promotores de Justiça (inclusive de outros estados) e seus assessores. As inscrições podem ser feitas AQUI.O evento integra o Projeto Fortalecendo o FIA (Fundo da Infância e Adolescência), desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Criança, do Adolescente e da Educação – CAO-CAE, e harmoniza-se com o entendimento da Corregedoria-geral do MPPB relativamente à necessidade de fortalecimento das redes de atendimento nos municípios paraibanos. De acordo com a coordenadora do CAO-CAE, Juliana Couto, o evento abordará  temas relevantes ao fortalecimento dos conselhos e facilitará a compreensão da missão que desempenham.

“Sabemos que o FIA se constitui em reserva financeira posta à disposição dos interesses de crianças e adolescentes. Na Paraíba, essa ferramenta é muito pouco aproveitada. O FIA deve ser gerido pelos conselhos de direitos, que são órgãos deliberativos e controladores das políticas de atendimento aos interesses de crianças e adolescentes. Pretendemos apoiar e fortalecer os conselhos para que tenham firme conhecimento de seu papel e sejam conhecedores da operacionalização do FIA em busca da efetivação dos direitos contemplados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Outrossim, a boa gestão e controle dos recursos do FIA facilitará o engajamento da sociedade no sentido de canalizar recursos a esses fundos especiais de proteção à infância e juventude”, ressaltou Juliana Couto.

Os palestrantes

Os palestrantes serão o doutor em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fábio Barbosa Ribas Júnior; o promotor de Justiça e coordenador do Laboratório de Orçamento e Políticas Públicas do Ministério Público do Paraná, Carlos Henrique Harper Cox, e o procurador de Justiça do Paraná, Murillo José Digiácomo. A promotora de Justiça do MPPB e coordenadora do CAO-CAE, Juliana Couto fará a apresentação e conduzirá o debate.

O evento é promovido pelo  Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPB e pelo CAO-CAE, órgãos do MPPB. O evento será transmitido pela plataforma Zoom, com emissão de certificados para os 100 primeiros inscritos. Também poderá ser acompanhado pelo Youtube do Nead/Ceaf.

Redação com MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024