A Paraíba o tempo todo  |

SMS participa de Dia Estadual de Combate ao Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das Gerências de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, participará do Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, que acontece a partir das 8h do próximo domingo (15), no Busto de Tamandaré. A SMS conscientizará a população sobre o serviço disponibilizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para ajudar as pessoas a largarem o vício do cigarro.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Julia Vaz, desde 2006 a SMS tem o Programa de Controle de Tabagismo. “Entre 2006 e 2008 nós atendemos 425 pessoas; dessas, 28,5% abandonaram o vício, 44% concluíram o tratamento de um ano, mas não deixaram de fumar e 27,5% esqueceram o tratamento”, disse.

Ela informou que o número de pessoas que deixaram de fumar é considerado grande, tendo em vista a dificuldade que existe. “Nós proporcionamos a estas pessoas um atendimento multiprofissional, com médico, psicólogo, enfermeiro. Quem quiser essa ajuda, poderá procurar os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo e Centro de Saúde de Mandacaru”, esclareceu.

Outra vitória na luta contra o tabagismo é conseguir que os ambientes estejam livres do tabaco. “Nós estamos conseguindo cumprir a Lei Federal 294/96, que proíbe o fumar em locais fechados. No domingo estaremos fazendo panfletagem e esclarecendo sobre o tratamento, em um evento que será em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

Tratamento – As pessoas que quiserem participar dos grupos de tratamento devem procurar os CAIS ou Centro de Saúde mais próximos de suas casas. Confira os telefones:

CAIS Jaguaribe – 3214-4075

CAIS Cristo – 3214-2623

CAIS Mangabeira – 3213-1909

Centro de Saúde Mandacaru – 3214-7143

Nos ambientes – Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. O que nem todos sabem é que quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos de tabaco que polui recintos coletivos, se torna fumante passivo e corre o risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves.

Pesquisas – Estudos científicos garantem que não existem níveis seguros de exposição à fumaça que sai da ponta acesa dos produtos de tabaco. Ela contém substâncias tóxicas em quantidades mais elevadas do que na fumaça tragada pelos fumantes: alcatrão até 50 vezes mais; nicotina e monóxido de carbono de três a cinco vezes mais. Além disso, responde por algo em torno de 95% dos elementos cancerígenos transportados pelo ar em recintos coletivos.

Alerta – Não há sistema de ventilação ou filtragem do ar capaz de eliminar a exposição e os riscos decorrentes do tabagismo passivo; pessoas que trabalham onde é permitido fumar, ao final do dia poderão ter respirado o equivalente a dez cigarros, o que aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto do miocárdio e em seis vezes o risco de câncer de pulmão; garçons não fumantes expostos à fumaça em bares e restaurantes apresentam, em média, o dobro de chance de desenvolverem câncer de pulmão do que não fumantes não expostos à fumaça ambiental do tabaco. Por esses motivos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a proibição total do ato de fumar em recintos coletivos como a melhor prática para proteger a todos dos riscos do tabagismo passivo.

 

SECOM

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe