Por conta do desabastecimento de água em Campina Grande causado por uma pane elétrica na Estação de Tratamento de Gravatá, no Agreste, na noite da sexta-feira (15)., o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), decretou estado de Calamidade Pública na cidade.

 

O Decreto, assinado no início da tarde desta quinta-feira (21), traz uma série de medidas emergenciais para o município, entre elas a liberação da utilização da água de poços artesianos e cisternas da cidade pela população.

 

A partir do Decreto, o município autoriza a compra de 10 mil botijões de água mineral para colocar em postos de saúde, escolas e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, para o consumo da população. Além disso, está permitida a utilização da água de poços que existem nesses locais.

 

Ainda no Decreto, a Prefeitura determina que proprietários de poços particulares devem disponibilizar a água para a população, devido à situação do município com o desabastecimento da Cagepa. Conforme a assessoria do município, a determinação acontece pelo princípio de que água é um bem universal.

 

A Defesa Civil de Campina Grande está fiscalizando os carros-pipa que estão circulando na cidade, com o objetivo de verificar a procedência e o destino da água que está atendendo a população do município

 

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, quatros carros-pipa particulares foram flagrados abastecendo em um barreiro, cuja água não era tratada.

Outros dois caminhões, que também fornecem um serviço privado, estavam circulando com adesivos que sinalizam transporte de água potável, no entanto, a água era imprópria para o consumo humano e animal, de modo que os adesivos precisaram ser retirados.

 

A retomada da operação do sistema de bombeamento de água na Estação de Tratamento de Gravatá, localizada em Queimadas, no Agreste do estado, deve acontecer nesta sexta-feira (22), mas a normalização do abastecimento em Campina Grande e outras oito cidades só está prevista para o domingo (24). Enquanto isso, o Governo do Estado autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa para atender o município de Campina Grande, até que o sistema de abastecimento de água consiga operar normalmente.

 

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mulher de 40 anos é morta a tiros em João Pessoa e polícia procura suspeito

Mais um crime contra a mulher foi praticado na Paraíba. A vítima foi morta a tiros na madrugada deste sábado (24), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar,…

Litoral da PB tem seis praias impróprias para banho; maré alcança 1,9 m

O Litoral paraibano tem seis praias impróprias para banho neste final de semana segundo o relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Os trechos estão distribuídos entre…