Categorias: Paraíba

Sistema de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa avançou e se modernizou nos últimos cinco anos

Investimentos em tecnologia de ponta, a exemplo da bilhetagem eletrônica, que permitiu a implantação da integração temporal e, mais recentemente, metropolitana, a aquisição de modernos e novos ônibus, que poluem menos e são mais confortáveis, incluindo os veículos eficientes equipados com elevadores, são alguns dos avanços do sistema de transporte coletivo de João Pessoa.

Implantadas em parceria entre a atual administração municipal e as seis empresas de ônibus que atuam na cidade (Transnacional, Reunidas, Mandacaruense, São Jorge, Marcos da Silva, Boa Viagem), nos últimos cinco anos, todos esses investimentos resultaram na otimização dos serviços de transporte público da capital paraibana, que já era referência não só no Nordeste brasileiro, mas também em nível nacional como um dos mais eficientes sistemas urbanos do país.

“Os últimos cinco anos foram bastante significativos em termos de evolução do sistema de transporte público da cidade e isso só foi possível porque estabelecemos com o empresariado local uma relação de parceria cujo foco é a melhoria da prestação de serviço”, argumenta o prefeito Ricardo Coutinho.

Ele cita como marco desta evolução a implantação do Terminal de Integração de Passageiros. “Em apenas 100 dias de governo conseguimos inaugurar o terminal físico, pouco tempo depois implantamos a bilhetagem eletrônica que possibilitou a integração temporal e agora a metropolitana, reduzimos a idade média da frota de 7 anos para 3,8 anos, colocando em circulação entre 2005 e 2009, 319 novos ônibus, o equivalente a 65% da frota, além da ampliação de 21 para 89 do número de ônibus eficientes na cidade e agora estamos implantando o monitoramento da frota, isso tudo de 2005 para cá”, argumenta o prefeito, que diz que os avanços nesta área não podem cessar. No último dia 13, foram colocados em circulação outros 33 veículos zero quilômetro, todos com elevadores, sendo três deles articulados.

Além da renovação da frota as empresas de ônibus que atuam na capital investiram em outros benefícios em prol da agilidade, comodidade e segurança dos passageiros de ônibus de João Pessoa. “A Integração Temporal, que garante aos passageiros que têm o cartão passe-legal pegar um segundo ônibus, durante um determinado espaço de tempo, sem pagar a segunda passagem nos ônibus da cidade, bem como a Integração Metropolitana, que possibilita um desconto de 50% na passagem do segundo ônibus foram avanços significativos e que foram implantados em tempo recorde”, destaca o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.

Outra tecnologia que vem sendo adotada em benefício da população são as câmeras no interior dos ônibus, que inibem a ação de criminosos. E apesar de todos esses investimentos realizados nesses últimos cinco anos, João Pessoa continua com a uma das menores tarifas do país (R$ 1,90), sendo a 4ª menor do Brasil. “Isso é um feito que merece destaque, tendo a população como principal beneficiada”, lembra Mário Tourinho.

“Com essas ações procuramos melhorar, cada vez mais, o padrão do sistema operacional que conquistamos, uma vez que disponibilizamos uma frota cuja idade média é a mais nova do Nordeste e uma das mais eficientes do país, além de investir constantemente nos nossos
operadores em termos de qualificação para sempre prestarmos um bom e eficiente serviço aos nossos usuários”, complementa Mário Tourinho.

Simultaneamente às melhorias no transporte, João Pessoa avançou também em termos de mobilidade, através de intervenções importantes nas vias da cidade, a exemplo da ampliação da Av. Pedro II, a principal dos Bancários, que foi melhor sinalizada verticalmente e horizontalmente, a Av. Beira Rio também sofreu intervenções que melhoraram a fluidez do trânsito com a construção de duas alças de acesso, o Retão de Manaíra também foi alargado, melhor iluminado e sinalizado, a avenida que margeia a UFPB também sofreu intervenções, incluindo seus giradouros, além da Av.

Hilton Souto Maior, que iluminada e ampliada, abriu outras possibilidades de acesso aos bairros da Zona Sul.

 

Assessoria

 

Últimas notícias

Flávio José, Mastruz com Leite, e Ranniery Gomes comandam Festival Forró Verão deste sábado

O Festival Forró Verão deste sábado (31) apresenta atrações que prometem muito forró para fazer…

30 de janeiro de 2026

Minha Casa, Minha Vida: João Azevêdo entrega mais de 190 apartamentos em Gramame

O governador João Azevêdo entregou, na manhã desta sexta-feira (30), mais 192 apartamentos do condomínio…

30 de janeiro de 2026

Veneziano destaca simbolismo da chegada de Pedro ao grupo: “Demonstração de desprendimento”

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…

30 de janeiro de 2026

Jhony Bezerra garante que nunca cogitou ir para oposição, reforça gratidão ao governador, mas cita insatisfações na base

O ex-secretário de Saúde da Paraíba e ex-superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (Avante), afirmou…

30 de janeiro de 2026

MP-Procon e Agevisa interditam restaurante na praia de Coqueirinho, no Litoral Sul da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Programa de Proteção e Defesa do…

30 de janeiro de 2026

Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário

Os Correios reabrirão, a partir da primeira semana de fevereiro, as inscrições para o Plano…

30 de janeiro de 2026