Categorias: Paraíba

Sistema de Educação da Polícia Militar é aprovado na ALPB

PUBLICIDADE

O Sistema de Educação da Polícia Militar da Paraíba foi aprovado por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa. O projeto, encaminhado para apreciação dos parlamentares pelo governador Ricardo Coutinho, traz novidades na capacitação profissional e oferece mais oportunidades à tropa.

Com a aprovação, pelo menos 30% das vagas do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que passa a ser chamado de curso de bacharelado em Segurança Pública, serão destinadas aos policiais militares de carreira. O curso de Tecnólogo em Segurança Pública (CTESP), que é para candidatos aprovados no concurso de soldado, permite que o policial entre com nível médio para esta graduação e saia do curso com nível superior.

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) agora será Curso de Polícia Preventiva, passando a exigir nível superior e mais de dois anos de efetivo serviço para o ingresso. Já o acesso ao Quadro de Habilitação de Oficiais (QOA), deixa de exigir limite de idade e passa a ser oferecido para policiais com nível superior na área de gestão.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que o Sistema de Educação foi construído com base nos anseios dos profissionais e nas exigências sociais de ter um policial cada vez mais qualificado. “Estamos modernizando o nosso sistema de ensino, com educação profissional inclusiva, ascensão por méritos e compartilhamento de conhecimentos científicos e tecnológicos. Em nossa caminhada, ouvimos os anseios dos profissionais que fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, levamos a proposta ao governador Ricardo Coutinho, que enviou à Assembleia Legislativa, alcançando a aprovação por unanimidade. Agora é trabalhar para a efetivação e garantir mais melhorias para o crescimento da nossa instituição, o que reflete diretamente na melhoria dos nossos serviços para a população”, disse.

O desenvolvimento científico na área de segurança pública, com o programa de pós-graduação proposto pelo Sistem, traz o mestrado profissional para habilitar capitães ao posto de major e doutorado profissional para habilitar oficiais superiores às promoções de último posto.  A Especialização em Segurança Pública (CESP) será destinada aos 1º tenentes, habilitando-os às promoções ao posto de capitão, dentro do programa de pós-graduação lato sensu.

 

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026