Sistema de alertas de desastres em barragens será implantado na Paraíba

PUBLICIDADE

O novo sistema de alertas de desastres da Defesa Civil Nacional, conhecido como Defesa Civil Alerta, será expandido para monitorar situações de risco em barragens também na Paraíba. A iniciativa, liderada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), começará com a aplicação da ferramenta em 21 das 27 barragens do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Proposta pelo deputado Galego Souza (Progressistas), a medida foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e visa a aprimorar a segurança nas barragens, especialmente aquelas administradas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Segundo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, o objetivo é expandir a capacidade de emissão de alertas para áreas de risco, aproveitando o monitoramento já existente nas barragens vinculadas ao MIDR como um primeiro passo. “Vamos trabalhar inicialmente com as barragens sob a responsabilidade do ministério e, depois, expandir para outras que envolvem reservas de água, energia elétrica, mineração, entre outros setores”, explicou Braun.

As 21 barragens do PISF, localizadas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, possuem sistemas de monitoramento e Planos de Ação de Emergência (PAE) que facilitarão a implementação do Defesa Civil Alerta. “Ainda precisamos definir a interação entre os operadores das barragens e a defesa civil dos municípios para otimizar o sistema de alertas”, destacou Braun.

O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, ressaltou a importância de priorizar essas barragens, que já cumprem os requisitos da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). A previsão é que os primeiros testes do sistema comecem em outubro, durante simulações.

O Defesa Civil Alerta, desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras de telefonia, usa a rede celular para emitir alertas de desastres via mensagem de texto, que serão enviadas automaticamente a residentes em áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio. O sistema será gradualmente implementado em todo o país após a conclusão de um projeto-piloto iniciado em agosto, envolvendo 11 municípios brasileiros.

 

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025