A Paraíba o tempo todo  |

Sinalização de trânsito em CG é alvo de vandalismo e adulteração

Dados fornecidos pela STTP revelam que mais de três mil placas de trânsito já foram colocadas para melhorar e garantir a segurança viária em Campina Grande. No entanto, o furto e a pichação dessas placas de sinalização, principalmente neste período de pandemia do Coronavírus, têm preocupado a Superintendência de Trânsito que, semanalmente, necessita repor esse tipo de sinalização que é retirada de diversos pontos da cidade.

Além do crescimento no número de furtos à sinalização de trânsito, outro tipo de vandalismo tem preocupado a STTP. Trata-se da implantação indevida de sinalização, principalmente por placas afixadas em postes de energia elétrica. Exemplo recente ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29, quando populares denunciaram que uma placa irregular estava sendo afixada num poste de energia na rua Rodrigues Alves, no bairro da Prata.

Neste caso citado, foram acionados os setores jurídico e de sinalização da STTP que, imediatamente, foram ao local onde fizeram a retirada da placa e posteriormente comunicaram o fato à autoridade policial. A STTP solicitou providências para identificar e responsabilizar, criminalmente, quem comete esse tipo de crime.

Segundo o superintendente da STTP, Félix Neto, para relatar furtos de placas de trânsito e avarias em semáforos basta telefonar para o número 3341-1517. A denúncia pode ser anônima e, conforme o Código Penal, danos ao patrimônio público podem acarretar detenção de um até seis meses ou multa.

Campanha – Uma campanha de conscientização, para combater a depredação nas placas de sinalização e nos equipamentos públicos, será uma das estratégias a ser utilizada pela STTP para conscientizar a população sobre prejuízos causados por atos de vandalismo em equipamentos públicos.

“Infelizmente nos deparamos, o tempo todo, com esse tipo de situação. É revoltante. Vandalismo e furto de placas, além de implantação irregular de sinalização. Já implantamos em Campina Grande mais de três mil placas para melhorar a sinalização da cidade. Mas é difícil quando há falta de consciência e de espírito de coletividade. Cenas de furtos de placas são repetidas e flagradas constantemente. Acionaremos novamente a Polícia Civil e estamos comunicando também à Polícia Militar”, disse Félix Neto.

O dirigente da STTP destacou ainda que ruas como a Campos Sales (bairro do José Pinheiro) e avenida JK (bairro do Presidente Médici) também têm sido alvo de vândalos e que essa retirada está acontecendo. Conforme denúncias, esses atos geram insegurança viária e num momento em que leitos hospitalares devem estar sendo disponibilizados por pacientes que necessitam de tratamento contra o coronavírus, ao invés de causados por acidentes de trânsito.

 

Redação 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe