A Paraíba o tempo todo  |

Shows e desfiles de cinco blocos abrem Folia de Rua, nesta sexta-feira em João Pessoa

Os foliões vão tomar conta das ruas do Centro Histórico da Capital, nesta sexta-feira (13), quando acontece a abertura oficial do projeto ‘Folia de Rua’. Entre as atrações do palco instalado na Praça Antenor Navarro está a cantora Renata Arruda, com o show ‘Roda de Samba’, programado para as 22h. Antes, às 20h30, a cantora Regina Brown anima a multidão, com muito samba e frevo, acompanhada pela orquestra oficial do evento, a ser lançada na ocasião. O grupo também volta no final da noite para animar a multidão com mais ritmos carnavalescos. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A abertura do projeto também conta com as já tradicionais concentrações e saídas dos blocos Anjo Azul (Beco da Faculdade de Direito), Bloco do Pinguim (Pavilhão do Chá), Picolé de Manga (Posto Tropicana), Folia Cidadã (Porto do Capim) e Confete e Serpentina (Basílica Nossa Senhora das Neves).

O show de Regina Brown, que inicia a programação da noite na Antenor Navarro, tem um repertório especial com frevos de importantes nomes da música, a exemplo de Amelinha, Fuba e Renata Arruda, além dos sambas e hinos dos blocos Muriçocas e Virgens de Tambaú.

Roda de Samba – Renata Arruda, que desde muito jovem teve contato com o samba, traz em seu repertório sucessos novos e antigos do gênero, em uma mistura de alegria e descontração. Para ela, “cantar afasta a tristeza, faz bem pra alma. Tudo isso, na roda de samba, acaba sendo uma grande festa, com músicas conhecidas, cantadas pelo público, deixando a vida das poesias populares do samba falar mais alto”.

Sobre o projeto, a cantora revela que se sente gratificada. “Fico muito contente em fazer o show de abertura do Folia de Rua. É um projeto cultural que já faz parte da minha vida há muito tempo e espalha alegria com as prévias dos blocos carnavalescos, levando a folia para as ruas da cidade de maneira bastante democrática. Sempre que participo, é muito gratificante pra mim como artista. Que bom que chegou a hora de mostrar o show ‘Roda de Samba’ para o público da minha cidade, em um local aberto”, destacou.

A banda que vai acompanhar a artista neste show é formada pelos músicos Alisson (tam-tam), Carlos Moura (pandeiro), Carlinhos (conga), Fábio (caixa), Max (surdo), Poty Júnior (cavaco), Letinho (violão), Adriano (contrabaixo), além de Karla Lucena, Ariadne Lima e Geno Costa (vocais).

Lançamento – A Orquestra Oficial do Folia de Rua fará seu lançamento oficial na ocasião, acompanhando a cantora Regina Brown. Depois, o grupo se apresenta logo após o show de Renata Arruda. São três saxofones, três trompetes, dois trombones, duas percussões, além de baixo, teclado, guitarra e bateria e os vocais ficam por conta de Paulo Brasil (Paulão) e Poliana Resende.

O repertório da orquestra é composto basicamente por frevos tradicionais, a exemplo de ‘Roda e avisa’, ‘Voltei Recife’, ‘Chego já’ e ‘Bicho Maluco Beleza’. O público vai ouvir ainda ‘Oh! Bela’ e ‘Trombone de prata’, do maestro Capiba. O grupo apresentará ainda hinos dos principais blocos do Folia de Rua.

Folia de Rua – É o projeto cultural que vai movimentar a Capital diariamente, até o dia 21 deste mês. Ao todo, desfilam 31 blocos filiados e mais outros 40 convidados. Os pólos se concentram nos seguintes locais: Vila Folia (Avenida Epitácio Pessoa, no trecho localizado entre a Avenida Tito Silva, no bairro do Miramar, até o Busto de Tamandaré, em Tambaú); Centro Histórico e diversos bairros da cidade.

O ‘Folia de Rua’ está completando 23 anos de existência, estimulando a interação e a produção em diversos segmentos artísticos. Durante as prévias carnavalescas, colore as principais avenidas e enche de alegria e frevo as esquinas da Capital. A iniciativa ainda fortalece as tradições populares nordestinas, além de ressaltar o potencial turístico e cultural da cidade. Mais informações pelos telefones 8888-1021 e 8813-7686.

 

SECOM

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe