Por pbagora.com.br

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Resmem), promove nesta terça-feira (17), das 8h30 às 15h30, o momento “Hora da fala – Porque agora é tempo de pedir ajuda” para oferecer plantão aberto de escuta; grupos de apoio e de práticas integrativas; roda de conversa e prevenção ao suicídio, valorizando experiências exitosas no Estado. O evento acontecerá no auditório de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na capital, e faz parte da campanha Setembro Amarelo.

“A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é um amplo dispositivo diretamente ligado à prevenção e cuidados sobre o suicídio e a tentativa. As ações na Raps aprofundam reflexões e ações importantes que agora na campanha do Setembro Amarelo ganham mais força e repercussão na comunidade local”, enfatizou a coordenadora da Saúde Mental, Iaciara Mendes.

Para o psicólogo Lucílvio Silva, as ações não são somente durante a campanha, mas durante todo o ano os serviços da Rede devem valorizar e assumir a promoção e o cuidado em saúde mental. “A RAPS dispõe de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo as que têm necessidade decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para questões relacionadas à tentativa de suicídio, existe uma rede de Urgência e Emergência formada pelo Samu; Sala de Estabilização; UPA 24 horas; Unidades Básicas de Saúde e pronto socorro em hospital geral. Também podem contar com os CAPS. Quando recomendado pelo médico, o SUS disponibiliza gratuitamente, medicamentos que podem auxiliar no tratamento.

Conforme o Ministério da Saúde, os fatores que levam ao suicídio são depressão; alcoolismo; esquizofrenia e transtornos de ansiedade. O número de óbitos por suicídio na Paraíba, até o início de setembro, totaliza 121.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cemitérios de JP não abrem para visitação neste domingo do Dia dos Pais

Neste domingo (09), Dia dos Pais, os cemitérios públicos e privados de João Pessoa vão ficar fechados para visitação. A decisão busca conter aglomerações nos espaços, que já tiveram os…

Divulgado resultado preliminar da 1ª etapa da seleção para o Escritório Social

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – Sedh, juntamente com a Escola do Serviço Público da Paraíba (Espep) e a Comissão do Processo Seletivo Simplificado, divulgou neste sábado (08),…