A Paraíba o tempo todo  |

Setembro Amarelo: Saúde Mental promove o momento Hora da fala

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Resmem), promove nesta terça-feira (17), das 8h30 às 15h30, o momento “Hora da fala – Porque agora é tempo de pedir ajuda” para oferecer plantão aberto de escuta; grupos de apoio e de práticas integrativas; roda de conversa e prevenção ao suicídio, valorizando experiências exitosas no Estado. O evento acontecerá no auditório de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na capital, e faz parte da campanha Setembro Amarelo.

“A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é um amplo dispositivo diretamente ligado à prevenção e cuidados sobre o suicídio e a tentativa. As ações na Raps aprofundam reflexões e ações importantes que agora na campanha do Setembro Amarelo ganham mais força e repercussão na comunidade local”, enfatizou a coordenadora da Saúde Mental, Iaciara Mendes.

Para o psicólogo Lucílvio Silva, as ações não são somente durante a campanha, mas durante todo o ano os serviços da Rede devem valorizar e assumir a promoção e o cuidado em saúde mental. “A RAPS dispõe de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo as que têm necessidade decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para questões relacionadas à tentativa de suicídio, existe uma rede de Urgência e Emergência formada pelo Samu; Sala de Estabilização; UPA 24 horas; Unidades Básicas de Saúde e pronto socorro em hospital geral. Também podem contar com os CAPS. Quando recomendado pelo médico, o SUS disponibiliza gratuitamente, medicamentos que podem auxiliar no tratamento.

Conforme o Ministério da Saúde, os fatores que levam ao suicídio são depressão; alcoolismo; esquizofrenia e transtornos de ansiedade. O número de óbitos por suicídio na Paraíba, até o início de setembro, totaliza 121.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe