Em alusão ao “Setembro amarelo”, a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB) lançará, na próxima quinta-feira (26), projeto de Saúde Mental para a Advocacia. O lançamento acontecerá no Centro de Convivência e Estacionamento da CAA-PB, localizado na Rua Matteo Zaccara, s/n, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, das 09h00 às 15h00. O projeto será realizado em parceria com a OAB-PB e a Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (APAM).

O presidente da CAA-PB, Assis Almeida, ressalta que o projeto de Saúde Mental da Advocacia disponibilizará atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para os advogados e advogadas adimplentes com a anuidade da OAB-PB, nos consultórios da sede da CAA-PB, localizada na Avenida Mato Grosso, no bairro dos Estados.

Assis Almeida lembra que, de acordo com a Associação Americana de Psicologia, os advogados sofrem de depressão 3,6 vezes mais do que os não advogados. “O transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo e burnout são doenças graves e causas muito prováveis de suicídio na categoria”, observa o presidente.

Em 2018, o Conselho Federal da OAB lançou a “Cartilha da Saúde Mental da Advocacia: O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros”, de autoria da Conselheira Federal Sandra Krieger. Na cartilha, a autora expõe algo relativamente óbvio aos profissionais da advocacia, como cuidar dos direitos dos outros sem cuidar de si.

“As ações da Caixa de Assistência demonstram sua preocupação com a saúde e com a vida dos advogados. A profissão dos advogados e advogadas é uma das mais estressantes, é um das que mais desencadeia doenças psicossomáticas e mentais; e, além deste projeto, nossas atividades de o incentivo às práticas esportivas é essencial para combater esses males”, afirmou Assis Almeida.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, uma vez que 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Ruy propõe programa para ampliar atendimento às Pessoas com Epilepsia

O deputado federal Ruy Carneiro apresentou nesta segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia. O…

Governo do Estado define ações de combate a manchas de óleo em praias

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (22), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com instituições e órgãos ligados ao meio ambiente, além de representantes de prefeituras do…