Categorias: Paraíba

Sete mil homens farão a segurança nas prévias e no Carnaval da PB

Mais de sete mil homens farão a segurança da população nas prévias e no Carnaval em toda a PB

 

Mais de sete mil policiais civis, militares e bombeiros militares vão fazer a segurança dos foliões durante as prévias carnavalescas em João Pessoa, e nas festas de Carnaval em todo o Estado. O plano especial de segurança elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) foi apresentado nesta sexta-feira (10), durante uma entrevista coletiva realizada na sede da instituição.

 

Uma das novidades, este ano, é o emprego de mais tecnologia na prevenção e combate aos crimes. A polícia vai ampliar o monitoramento por câmeras durante os principais eventos realizados no Estado. Serão empregados 12 equipamentos de alta resolução e com visualização de longa distância, distribuídos em pontos estratégicos do percurso dos principais blocos. Além da estação fixa, em parceria com a STTrans, haverá uma estação móvel de monitoramento que circulará por pontos considerados estratégicos.

 

“Nós estamos buscando, cada vez mais, utilizar novos equipamentos e tecnologias que favoreçam a ação policial, objetivando a redução dos índices criminais. Nossas polícias estão prontas para garantir segurança e tranquilidade para a população neste carnaval”, garantiu o secretário Cláudio Lima, ressaltando que o emprego do efetivo para os eventos não comprometerá o policiamento normal em todo o Estado.

 

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que haja um aumento de público nos eventos carnavalescos, com a procura de turistas pelo roteiro paraibano neste Carnaval.

 

Efetivo – A Polícia Militar vai empregar um efetivo de 4.683 homens, 300 viaturas, 120 motos para patrulhamento, 30 cavalos e 23 cães, além de 200 estações móveis de comunicação. Já o efetivo dos Bombeiros Militares será de 1.221, com serviço de guarda-vidas, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, vistorias e combate a incêndios, tendo à disposição 69 viaturas. Os bombeiros também vão distribuir pulseiras de identificação para crianças e panfletos com orientações para banhistas que visitarem áreas de mananciais.

 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, lembrou a importância do envolvimento de toda a população com a segurança pública, adotando medidas preventivas. “A polícia está pronta para fazer sua parte e esperamos que a população colabore, agindo de forma preventiva, evitando que se tornem vítimas de violência”, orientou.

 

A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 996 homens, entre delegados, agentes e escrivães. Ao todo, serão usadas 140 viaturas, além de duas delegacias móveis. Do Instituto de Polícia Científica (IPC) serão 38 peritos, 14 viaturas e dez rabecões para atender às demandas em todo o Estado. Em João Pessoa, os blocos com maior concentração de público vão contar com efetivos diferenciados. Durante o bloco Muriçocas do Miramar, serão disponibilizados 800 policiais. O reforço também vai acontecer durante o bloco das Virgens de Tambaú, com 600 homens.

 

Funcionamento das delegacias – Durante o desfile dos blocos Muriçocas e Virgens de Tambaú, a 3ª Delegacia Distrital, na Epitácio Pessoa, e a 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú, vão funcionar em regime de plantão extraordinário e uma delegacia móvel será instalada na concentração de cada bloco. Também haverá atendimento em delegacias especializadas. A população vai contar, ainda, com o serviço da delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br), para ocorrências simples como furto e extravios de documentos e pertences.

 

Durante os desfiles do Picolé de Manga e Cafuçu, haverá plantão na 2ª Delegacia Distrital, no Centro, além de uma delegacia móvel na concentração dos blocos. Para o desfile das escolas de samba do Carnaval Tradição, na avenida Duarte da Silveira, haverá reforço no plantão da 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas, e a instalação de uma delegacia móvel no local.

 

As cidades de Baía da Traição, Lucena, Pitimbu e a praia de Jacumã (Conde) vão ter equipes da Polícia Civil de plantão 24 horas para atendimentos às ocorrências durante o Carnaval.

 

Participaram da entrevista coletiva o subcomandante da Polícia Militar, coronel Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento, o diretor do IPC, Humberto Pontes, e o diretor de trânsito da STTrans, Cristiano Nóbrega.

 

 

Secom

 

Últimas notícias

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026

Baía da Traição limita uso de paredões e define regras de som para o Carnaval 2026

A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, estabeleceu normas específicas para…

8 de fevereiro de 2026

Treze e Campinense medem forças neste domingo em clássico que pode valer a liderança do Paraibano

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

8 de fevereiro de 2026