O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) continuam recebendo inscrições para a formação e qualificação de motoristas profissionais através de treinamento prático e teórico. Embora as turmas do setor de transporte de carga já tenham iniciado o treinamento desde o início de fevereiro, o SEST/SENAT ainda não tem previsão para o começo das aulas voltadas ao segmento de passageiros. Segundo informações da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT, esta última turma ainda não está totalmente completa e, por isso, as inscrições continuam abertas para quem se interessar pela capacitação.
O treinamento, que faz parte de um programa nacional para o fornecimento de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, foi lançado em setembro de 2011 e já formou 89 profissionais na Paraíba. O objetivo do programa é capacitar 250 motoristas para atuarem no transporte de passageiros e de carga até junho deste ano. O curso é destinado principalmente àqueles motoristas que estão fora do mercado de trabalho e que querem se atualizar sobre as novas tecnologias. Além disso, ele é totalmente gratuito e tem duração de 160h, das quais 128 horas são de aulas teóricas e 32h de aulas práticas.
Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, a iniciativa do SEST/SENAT é uma reação à carência de motoristas capacitados em todo o país. Segundo ele, esta é uma ótima oportunidade para quem deseja retornar ao mercado. “Cada vez mais precisamos de pessoal qualificado para transportar nossos passageiros. É por isso que as empresas apóiam essa ação”, destacou o dirigente.
Inscrições
Os interessados em se inscrever para o curso preparatório de novos motoristas devem procurar o SEST/SENAT, localizado na Rua Coronel João Costa e Silva, N° 201, Distrito Industrial. Os telefones para contato no SEST/SENAT são (83) 3533-1421 / 3533-1433. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, a Carteira Profissional e um documento com o ‘nada consta’ do Detran.
Assessoria







