Preocupado com a crescente violência na capital paraibana e o consumo indiscriminado do álcool, principalmente entre os jovens, o vereador Evandro Sérgio (PRP) vai propor a realização de uma sessão extraordinária no próximo dia 29, as 10h30, na Câmara Municipal de João Pessoa, para debater os possíveis mecanismos para a redução dos índices de violência na capital paraibana.
Procurado pela imprensa pessoense durante a sessão de ontem (21) na CMJP, o vereador explicou que estuda a possibilidade de elaboração de um projeto para a conscientização do uso do álcool, mas que antes de apresentá-lo para apreciação em plenário, vai ouvir diversos segmentos da sociedade civil para avaliar a aceitação da proposta. Anunciado pela primeira vez durante um pronunciamento do vereador na manhã da última terça-feira (20), na Casa de Napoleão Laureano, o projeto causou certa polêmica por limitar o consumo de bebidas alcoólicas em eventos culturais e esportivos na capital paraibana.
Para o vereador, o debate marcado para o dia 29 com toda a sociedade paraibana, será o pontapé inicial para a conscientização dos malefícios causados pelo álcool. “Não quero proibir o consumo de bebida alcoólica. Quero apenas provocar uma discussão para a problemática do álcool, que é o maior causador de mortes no mundo e não pode continuar sendo banalizado pela mídia, pelas famílias e, principalmente pelo poder público”, explicou Sérgio. Para ele, a bebida ainda vem sendo tratada de forma banalizada, quando na realidade, é ela a causadora de diversos males à sociedade. “Só falam nas drogas ilícitas como um dos fatores que motivam a violência, mas não se preocupam com o álcool, que é o grande causador de acidentes e violência”, disse Sérgio, lembrando também que o consumo da bebida, principalmente entre os jovens, pode ser a porta de entrada para outras drogas.
“Temos agora um combate muito forte ao cigarro, mas o cigarro não vai fazer com a pessoa cause brigas ou perca o controle de seus reflexos durante o trânsito. Além disso, é através dele que o jovem às vezes termina em outras drogas, como o crack, que hoje está assolando a sociedade, gerando mais violência entre as pessoas”, explicou Sérgio, que deseja ouvir a opinião popular sobre o tema.“Vou abrir o debate porque quero ouvir o que pensa a sociedade sobre isso e, a partir daí, ver se o projeto vai contribuir de forma efetiva para diminuir o consumo indiscriminado de álcool, principalmente, entre os jovens”, disse Sérgio.
Acreditando na redução nos índices de violência na cidade caso o consumo de bebida alcoólica em eventos como shows e jogos de futebol, seja restringido, Sérgio levará a discussão ao plenário da Casa de Napoleão Laureano. Baseado em dados estatísticos que apontam o álcool como o maior causador de mortes no mundo, seja através de doenças degenerativas ou conseqüência de diversas situações provocadas por pessoas alcoolizadas que colocam em risco a própria vida ou a vida de outras pessoas, Sérgio citará, durante a sessão, exemplos de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo que proibiram o consumo do alcool nos estádios de futebol com a finalidade de diminuir a violência nas arquibancadas e lembrará a lei que inclui na grade do currículo escolar da rede municipal de ensino uma disciplina de combate às drogas, sancionada durante o governo do ex-prefeito Carlos Mangueira (PMDB), em 1990.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Ao anunciar apoio à pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), ao Governo…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (PP), deu…
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (22), que o apoio do…
O deputado federal Messinho Lucena afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (22), que sua prioridade no…
O anúncio do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) em apoio à pré-candidatura do prefeito Cícero…
Serviços essenciais, como atendimentos de urgência e emergência em saúde, funcionarão normalmente. Também será mantida…