Categorias: Paraíba

SES capacita técnicos para ações de saúde masculina nas cidades

A Secretaria de Saúde do Estado está capacitando técnicos das 12 Gerências Regionais de Saúde para reforçar as ações de atenção integral à saúde do homem. Esses técnicos darão apoio aos municípios nas ações de orientação e prevenção à saúde do homem.

De acordo com a gerente de Atenção Primária, Patrícia Assunção, os profissionais de saúde lotados nas 12 gerências regionais estão sendo orientados à disseminação do autocuidado. A ideia é alertar ao homem sobre a necessidade de ele se preocupar e cuidado da própria saúde.
As orientações também são feitas no sentido da facilitação e ampliação do acesso da população masculina aos serviços de saúde, o que vai contribuir para a redução das causas de morbidade e mortalidade.

“Temos que incentivar o homem a mudar o seu comportamento, eliminar essa cultura machista da ‘invulnerabilidade masculina’, que reproduz a falsa ideia de que o homem não adoece, que não chora e que não sente dor”, destaca Patrícia Assunção.

Essa cultura é o que provoca a maior incidência de morte entre homens na Paraíba e no país, que segundo o Ministério da Saúde estão relacionadas a causas externas, a exemplo de acidentes automobilísticos e assassinatos.

Álcool e violência – Na avaliação de Patrícia Assunção, o homem quando ingere bebida alcoólica muda de comportamento ficando ainda mais agressivo e, ao volante, se acha invencível principalmente quando está dirigindo um carro grande e potente. Por isso os acidentes de trânsito acontecem.

Essa agressividade, segundo a gerente de Atenção Primária da SES, não acontece só na rua, mas está presente também em casa com a mulher e os filhos e daí surgem os casos de violência doméstica.

Com relação às causas internas percebe-se que a população masculina resiste em procurar o serviço médico, por se sentir impossibilitado de ausentar-se do trabalho. “O homem precisa se cuidar. É notória a pequena quantidade de homens nos postos de saúde, quando comparado ao contingente feminino. Por isso é importante chamar a atenção de todos, principalmente do público masculino, para a importância do cuidado com a sua saúde”.

Mortalidade masculina – Dados do Ministério da Saúde revelam que a cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. E a cada cinco que vão a óbito na faixa etária de 20 a 30 anos, quatro são do sexo masculino.

De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, estão entre os homens quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram homens, ou seja, 57,8%.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba nesta sexta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…

13 de fevereiro de 2026