Categorias: Paraíba

Servidores do INSS ocupam prédio da gerência do órgão em JP

PUBLICIDADE

 Um grupo de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocupou o prédio da gerência executiva do órgão na Paraíba, no Centro de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (11). Por conta do movimento, até as 11h30, apenas os vigilantes foram autorizados a entrar no prédio.

De acordo com o secretário de administração e finanças do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho da Paraíba (SindsprevPB), Elzevir Cavalcante, a ocupação faz parte da mobilização da greve da categoria, que dura quase dois meses.

“A ocupaçao segue uma orientação da pauta nacional de greve e tem o objetivo de chamar a atenção para nosso movimento e dar forças para as revindicações”, disse Elzevir. De acordo com o secretário, cerca de 80 pessoas ocupam o prédio desde as 6h. A previsão é de que o local seja desocupado por volta das 17h.
Segundo o gerente-executivo do INSS em João Pessoa, Rogério Oliveira, a gerência está negociando uma reunião com o comando de greve para agilizar a desocupação, mas até as 11h30 o prédio permanecia fechado pelos manifestantes. “O grupo impediu a entrada dos funcionários e apenas os vigilantes foram autorizados a entrar no local”, explicou Rogério.

 

A categoria entrou em greve por tempo indeterminado no dia 13 de julho. Além dos servidores do INSS, também aderiram à greve os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Ministério da Saúde, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e os médicos peritos da previdência social.

 

De acordo com Vera Level, da diretoria do sindicato, a greve no estado faz parte da mobilização nacional da categoria. A queda no número de atendimentos diários na Paraíba é de cerca de 85%, mas o sindicato não dispõe do número absoluto de pessoas que estão ficando sem atendimento. Os servidores federais pedem um reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual para os próximos quatro anos, além de melhores condições de trabalho.

 

No caso do INSS, o SindsprevPB considera como casos de urgência as perícias médicas e as concessões de benefícios, já no caso do SRTE, apenas os pedidos de seguro desemprego e as emissões de Carteiras de Trabalho estão sendo feitos. De acordo com o sindicato, cerca de 80% dos servidores aderiram à paralisação.

 

Durante a greve, os atendimentos nas agências que funcionam parcialmente é apenas para os casos considerados de urgência. Os atendimentos que foram agendados estão sendo remarcados. “Na maioria dos procedimentos, o reagendamento é feito pelo telefone, através do número 135. Apenas em casos isolados é que as pessoas precisam ir até a agência e falar com o gerente local para remarcar a data”, comentou Vera.

 

Foto: Francisco França Jornal da Paraíba

Redação com G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com retorno de Nilvan, Walber volta a admitir saída do PL e questiona se sigla tem “condições de fazer 3 ou 4 deputados”

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) voltou a admitir, nesta quarta-feira (10), que pode deixar…

10 de dezembro de 2025

Motta diz que redução de penas dos condenados pelo 8/1 é “virada de página”

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei 2162/23,…

10 de dezembro de 2025

Empresa Paraibana de Comunicação divulga lista com novas convocações de aprovados em concurso

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) divulgou, nesta quarta-feira (10), uma nova lista de convocação…

10 de dezembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica em São José da Mata, Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (SECOB) e da Defesa…

10 de dezembro de 2025

Prestadores de serviço de CG recebem salário nesta quarta-feira

A Prefeitura de Campina Grande confirmou, para esta quarta-feira (10), o pagamento dos salários referentes…

10 de dezembro de 2025

STTP inaugura iluminação natalina e realiza Pedal Iluminado na noite desta quarta-feira

Dentro da programação do Natal Iluminado, edição 2025, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos…

10 de dezembro de 2025