Categorias: Paraíba

Servidores de Bayeux denunciam pressão, falta de reajuste e atraso em convocações

PUBLICIDADE

Servidores da Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, denunciam clima de medo e perseguição na atual gestão municipal. Em publicação feita nesta quinta-feira (19), o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux (Sintramb) relatou uma série de irregularidades e afirmou que profissionais que questionam decisões administrativas estariam sofrendo pressão.

De acordo com o sindicato, o cenário atual é de desvalorização dos servidores públicos. “O que vemos hoje é uma cidade estagnada e um servidor público desvalorizado. O sentimento de esperança deu lugar ao medo e à decepção. Não estamos aqui para defender o passado, mas para exigir um futuro digno”, destaca trecho da nota divulgada pela entidade.

Ainda segundo o Sintramb, todas as categorias estão sem reajuste salarial desde o ano passado, com exceção dos professores e do pessoal de apoio Classe A. O sindicato afirma que, em 2025, foram encaminhadas à Câmara Municipal alterações em projetos de lei que atingiram diferentes categorias, mas sem concessão de reajuste salarial.

Outro ponto levantado é a situação dos aprovados em concurso público, que seguem aguardando convocação. Para o sindicato, a gestão municipal tem ignorado os candidatos que conquistaram aprovação dentro das vagas ofertadas.

A entidade reforça a cobrança por diálogo, valorização profissional e cumprimento dos direitos dos servidores municipais.

EM TEMPO

MPC recomenda reprovação das contas de 2022 da ex-prefeita de Bayeux e aponta débito superior a R$ 20 milhões

O Ministério Público de Contas (MPC), junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), emitiu parecer pela reprovação das contas relativas ao exercício de 2022 da ex-prefeita de Bayeux, Luciene Andrade Gomes Marinho.

No documento, o órgão ministerial elenca uma série de irregularidades consideradas graves, entre elas déficit orçamentário e financeiro, descumprimento de metas fiscais, despesas sem comprovação documental, pagamento de vantagens sem previsão legal e falhas no empenho e no recolhimento de contribuições previdenciárias ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Além de recomendar a rejeição das contas, o MPC defende a imputação de débito superior a R$ 20 milhões à ex-gestora, aplicação de multas e sua inabilitação para o exercício de cargos em comissão ou funções de confiança. O parecer também sugere o envio de comunicações à Receita Federal e ao Ministério Público Estadual para apuração de eventuais responsabilidades.

Entre os achados técnicos apontados estão pagamentos vinculados a nota fiscal posteriormente cancelada, repasses sem comprovação de base legal, honorários advocatícios sem comprovação da efetiva prestação de serviços e aquisições de bens e materiais sem controles adequados.

O relatório menciona ainda despesas realizadas sem empenho prévio, indícios de quebra da ordem cronológica de pagamentos, utilização irregular de recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) e inconsistências na gestão do Fundeb.

Também foram registradas irregularidades relacionadas ao pagamento abaixo do piso nacional do magistério, despesas com pessoal acima dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e falhas nos processos de admissão de servidores.

Embora o parecer tenha sido anexado ao processo em agosto de 2025, o julgamento ainda não foi incluído na pauta do TCE-PB. A decisão final caberá ao plenário da Corte de Contas.

Redação

Últimas notícias

Paraíba é contemplada com novo curso de Enfermagem autorizado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação…

19 de fevereiro de 2026

Ruy sai em defesa da enfermagem e garante continuidade da luta pela categoria na Paraíba

O compromisso histórico do deputado federal Ruy Carneiro com os profissionais da enfermagem continua sendo…

19 de fevereiro de 2026

Campina Grande: UEPB abre 300 vagas para cursinho gratuito do Enem 2026

Um curso preparatório com aulas gratuitas, abordando conteúdos cobrados nas provas do Exame Nacional do…

19 de fevereiro de 2026

Daniela nega rumores de renúncia do Senado, tacha informação de mentira, e critica gestão de Cícero

A senadora Daniela Ribeiro (PP) desmentiu, nesta quinta-feira (19), os boatos de que estaria prestes…

19 de fevereiro de 2026

Em reunião com secretários, João Azevêdo adota tom de despedida e repassa bastão do governo a Lucas Ribeiro

O governador da Paraíba, João Azevêdo, realizou nesta quinta-feira (19) uma reunião estratégica no Centro…

19 de fevereiro de 2026

Caso Vaqueirinho pode virar livro de autor que fez sucesso mundial na Netflix

Autor do livro que inspirou o fenômeno “Inexplicável”, um dos filmes mais assistidos do mundo…

19 de fevereiro de 2026