Categorias: Paraíba

Servidores da Justiça entram em greve na segunda em toda a PB

PUBLICIDADE

Os técnicos, analistas e auxiliares do Poder Judiciário da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (7). A decisão foi tomada no dia 26 do mês passado, quando a categoria realizou uma assembléia e um dia de paralisação de advertência.

Sob o slogan “Movimento em defesa da valorização profissional e salarial dos servidores do Poder Judiciário do estado da Paraíba”, cerca de 2.600 servidores, entre os de Cartórios Judiciais, da Secretaria do Tribunal de Justiça e Oficiais de Justiça, devem iniciar a semana de braços cruzados.

Para Celso Batista, presidente da Associação dos Técnicos, Analistas e Auxiliares do Poder Judiciário da Paraíba (ASTAJ-PB), “a decisão de paralisar as atividades foi tomada em razão da necessidade de se adotar iniciativas que possam promover melhorias salariais e maior valorização profissional para os servidores da justiça paraibana. Estudos realizados pelas entidades que representam os servidores da justiça comum na Paraíba atestam que os salários pagos à categoria estão entre os mais baixos do país”.

Entre as principais reivindicações apresentadas à Presidência do Tribunal de Justiça estão:

I – Reposição salarial na ordem de 15% referente as perdas salariais entre o período de 2007 a início de 2010;

II – 33,32% de aumento em virtude do aumento na jornada de trabalho;

III – Um Plano de Cargo, Carreira e Remuneração que corresponda as expectativas da categoria quanto a valorização funcional e de remuneração da categoria.

“A expectativa do comando de greve é de que o Tribunal de Justiça, ciente da pauta reivindicatória, chame as entidades á mesa de negociação”, afirma Celso.

De acordo com Amarílio Leite – Presidente da Associação dos Servidores da Secretária do Tribunal de Justiça da Paraíba (ASSTJE-PB), “obviamente que a greve no judiciário paraibano causa forte impacto junto à sociedade, contudo, é de se considerar o fato de que atualmente os servidores se encontram extremamente sobrecarregados e, principalmente, insatisfeitos com a atual política remuneratória adotada pelo Tribunal de Justiça. Até o momento o Desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior – Presidente do T.J. – ainda não apresentou contra-proposta às reivindicações das entidades, contudo, essas, continuam abertas ao diálogo com vistas a se encontrar soluções para o impasse”.

Com a greve mais de 390 mil processos ativos em todo o estado da Paraíba, entre os penais, cíveis e de juizados especiais, serão paralisados. A distribuição das novas ações também estará suspensa.

Na Paraíba existem 213 varas (cartórios) distribuídas em 78 comarcas. A a estimativa é de que, em média, cerca de 800 audiências por dia vão deixar de ocorrer no estado.

O comando de greve acredita que a adesão ao movimento por parte dos servidores será extremamente substancial, sendo respeitados o mínimo de 30% de manutenção dos serviços exigidos pela lei. A categoria vai negociar com a direção do TJ quais os serviços devem ser mantidos.

“A categoria entende que não há como tornar a justiça comum de nosso estado mais célere, sem que sejam considerados os aspectos positivos da valorização funcional e melhorias nas remunerações dos servidores do judiciário paraibano”, finaliza o presidente da ASSTJE-PB.

 

 Assessoria

Últimas notícias

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

22 de fevereiro de 2026

Cássio Cunha Lima encontra Cícero Lucena em João Pessoa: “Meu governador”

Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…

22 de fevereiro de 2026

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026