Categorias: Paraíba

“Serviços não serão interrompidos”, garante presidente do TJPB

Presidente do TJPB dá entrevista coletiva e garante que serviços do Judiciário não sofrerão prejuízo

“Agradeço pela presença de todos e pela oportunidade de esclarecer à população que os serviços do Judiciário não serão interrompidos. Não haverá prejuízo para o jurisdicionado”, assegurou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, durante entrevista coletiva concedida à imprensa paraibana na tarde desta sexta-feira (27). O objetivo foi prestar informações sobre o processo de interdição do prédio do Palácio da Justiça e as providências tomadas acerca da questão, entre elas, a transferência dos gabinetes dos desembargadores para o Anexo Administrativo; a regulamentação do teletrabalho, entre outros.

A entrevista foi realizada no Pleno do TJPB e viabilizada através de convocação feita pela Diretoria de Comunicação Institucional (Dicom). Estiveram presentes veículos de comunicação das áreas de TV, Rádio, Jornal e Internet.

O Termo de Interdição nº 4.014.632-4 do prédio do Palácio da Justiça, decorrente de procedimento de Auditoria Fiscal Trabalhista, foi recebido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba nessa quarta-feira (25). Ontem, o desembargador Joás de Brito se reuniu com o procurador do Trabalho Eduardo Varandas e firmou o prazo de 10 dias para desmobilização do local. Nesta sexta-feira (27), conversou com os desembargadores, recebendo apoio para implementar todas as medidas necessárias.

Durante a coletiva, o presidente do TJPB informou que a desmobilização do Palácio da Justiça já teve início e que desembargadores e servidores de alguns gabinetes já estão realizando o trabalho em casa, tendo em vista a viabilidade proporcionada pelo Processo Judicial eletrônico (PJe). Diante disso, o desembargador disse que pretende levar ao Tribunal Pleno, na sessão da próxima quarta-feira (2), um projeto de resolução para regulamentar o teletrabalho – trabalho realizado a distância, ou de casa, por exemplo. “Não podemos submeter o trabalhador a qualquer risco”, enfatizou.

Ao invocar o princípio da transparência, o gestor do Judiciário estadual afirmou que, desde o início de sua gestão, tem empregado todos os esforços para solucionar a situação. Foi elaborado, inclusive, relatório detalhado, com descrição e fotografias, pelas Gerências de Engenharia e Arquitetura do TJPB e enviado aos órgãos do Governo e de proteção ao Patrimônio, informando as circunstâncias em que se encontrava o Palácio.

O presidente explicou, também, que manutenções vinham sendo feitas constantemente, mas não supriam a necessidade de uma ampla reforma, cuja autorização depende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), que estão mobilizados para a construção do projeto da obra, junto ao TJPB.

O desembargador Joás acrescentou, ainda, que a partir da conclusão do projeto, irá buscar captação de recursos junto a órgãos estaduais e federais, visto que o Tribunal não dispõe de orçamento que contemple a magnitude da obra. “É dever nosso, do Estado e do país recuperar este prédio, a fim de resgatarmos e mantermos nossa História”, finalizou.

Participaram também da coletiva, o vice-presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz, e o diretor administrativo, Omar Gama.

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026