Categorias: Paraíba

Sertão da Paraíba terá 30% a menos de chuvas

Sertão da Paraíba terá 30% a menos de chuvas por causa de efeitos do El Ninõ, diz meteorologista

A evolução do El Ninõ deve ser sentida na Paraíba. A previsão dos especialistas indica que as chuvas serão irregulares em todo o território paraibano e que durante o período chuvoso da região sertaneja (entre março e maio) os valores ficarão abaixo da média histórica, chegando a 30% menos que o normal.

Esse foi um dos principais pontos de discussão na 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, que foi realizado na última quinta-feira (18) e ontem (19), em Natal (RN).

Segundo o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, uma das representações da Paraíba no evento, o fenômeno também deverá ser sentido no Estado. Na região Agreste, onde fica localizada Campina Grande, o meteorologista explicou que as chuvas estarão dentro da normalidade, variando entre 50mm a 100mm, por mês, entre abril e julho (período chuvoso).

Já na região sertaneja, segundo informou, que possui período chuvoso entre março e maio, as chuvas deverão ficar abaixo da média normal, que é de 200mm, durante estes meses. “De acordo com a previsão deve-se chover cerca de 30% a menos do que o normal, nesta região da Paraíba”, frisou. O fenônemo El Ninõ deverá interferir em todos os estados do Nordeste este ano, ocasionando chuvas irregulares. “Dessa forma pode-se chover muito em uma determinada localidade e muito pouco em outra, por isso a irregularidade. As chuvas acontecerão em pontos isolados”, explicou.

De acordo com a Aesa, devido ao inverno rigoroso registrado no Estado da Paraíba no ano passado, a agência constatou que os açudes paraibanos encerraram 2009 com 80,6% da sua capacidade de volume de água. De acordo com a diretora presidente da Aesa, Cybelle Frazão, apesar das chuvas de janeiro e fevereiro de 2010, a expectativa de água disponível no Estado é de 74%. “Como ainda não há estimativas seguras para os próximos anos, é importante que a população racionalize a água e evite o desperdício”, informou.

Barragens
De acordocom a agência, quase todas as barragens atingiram sua capacidade média de armazenamento, mas a expectativa para o ano de 2010 é que apenas 27% delas alcancem sua capacidade máxima, apresentando três cenários de armazenamento de água.


No período mais chuvoso, a previsão é que o volume de água armazenado em todo o Estado chegue a 84,3%, enquanto que no período mais seco o armazenamento totalize 73,8% da capacidade. Já em um período intermediário, o volume de água armazenado pode chegar a 79,3% do total. De acordo com a agência, as previsões climáticas para este ano tem um cenário diferente dos anos anteriores, quando ocorreram enchentes nas regiões do Cariri, Sertão e Seridó.

Correio Braziliense

Últimas notícias

VIROU PASSEIO: com hat-trick de Éverton Heleno, Campinense marca quatro vezes e atropela o Botafogo, no Amigão

Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…

31 de janeiro de 2026

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026