Categorias: Paraíba

Serra Branca: Vice-prefeito assume, mas Legislativo diz que é ilegal

Por determinação judicial, vice-prefeito de Serra Branca assume Executivo, mas presidente da Câmara de vereadores diz que ato é ilegal

A três meses de se renovar todos os prefeitos a frente dos executivos municipais do Estado da Paraíba, o Supremo Tribunal de Justiça rejeita recurso do prefeito de Serra Branca, Dudu para continuar a frente do Executivo Municipal de Serra Branca, e determinou posse imediata, na manhã desta sexta-feira (21), do vice-prefeito Guilherme Gaudêncio.

Guilherme recebeu o termo de posse do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio, e a sessão contou com a presença dos vereadores Josenildo Gonçalves e Bacica. Os demais parlamentares não compareceram a sessão, que foi realizada às pressas, logo após o comunicado do juiz titular de Serra Branca, Hugo Zaer, que recomendou o Legislativo a cumprir a determinação judicial do STJ.

Em sua primeira entrevista a imprensa, Guilherme Gaudêncio disse que pretende governar a Prefeitura com os servidores que hoje já atuam no município e assumiu o cargo em obediência a determinação judicial.

Para ele, a intenção é oferecer condições de governabilidade ao município e sua gestão será de paz e transição para o próximo prefeito de Serra Branca.

No entanto, O presidente da Câmara de Vereadores de Serra Branca, Joda Zuza, informou que o ato de posse do vice-prefeito Guilherme Gaudêncio, ocorrida na manhã desta sexta-feira é ilegal e, portanto, inexistente para efeitos práticos.

A declaração do presidente se deu ancorada na comunicação do juiz da Comarca de Serra Branca, Hugo Zaer, que enviou ofício endereçado ao presidente na manhã de hoje e de forma precipitada o vice-presidente da Câmara, o vereador Paulo Sérgio, passou a frente do regimento interno da Casa e deu posse ao vice-prefeito Guilherme Gaudêncio.

Segundo o presidente, o juiz não determinou a posse imediata de Guilherme e apenas enviou comunicado a ele para que tomasse ciência da decisão do STJ e providenciasse as medidas cabíveis. Joda disse que não fará questão de dar posse a Guilherme, mas não aceitará que os atos sejam feitos de forma a ferir a Lei Interna do Legislativo, apenas para satisfazer pequeno grupo de pessoas.

Joda informou que na próxima semana estará entrando em contato com a Comarca local para fazer tudo em conformidade com o que determinar o juiz local.

 

 

PB Agora

com De Olho no Cariri

 

Últimas notícias

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de João Pessoa

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Termina hoje prazo para aderir ao Simples Nacional

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

31 de janeiro de 2026

Sabadinho Bom: Quarteto de Trombones leva frevo e samba à Praça Rio Branco

O Sabadinho Bom deste final de semana será em ritmo de Carnaval com o Quarteto…

31 de janeiro de 2026

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

31 de janeiro de 2026