Categorias: Paraíba

Serpa abre primeira sessão da 1ª Seção Especializada do TJPB

PUBLICIDADE

A manhã desta quarta-feira (21) ficará nos anais do Tribunal de Justiça da Paraíba. Hoje, aconteceu a primeira sessão das duas Seções Especializadas do TJPB. Os trabalhos de instalação da 1ª Seção foram coordenados pelo desembargador mais antigo do Órgão, José Di Lorenzo Serpa, em substituição a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, que está em seu período de férias. O Colegiado é composto pelos integrantes das Primeira e da Segunda Câmaras Cíveis do Tribunal.

As novas unidades judiciárias na instância do 2º grau foram criadas para melhorar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional e acelerar os julgamentos de processos que eram restritos ao Tribunal Pleno, de acordo com as resoluções 51/11 e 52/11e instituídas pela Lei Complementar nº 96/2010.

Entre as competências das Seções Especializadas Cíveis, para conhecer, processar e julgar, estão os mandados de segurança, contra atos das Câmaras do TCE; dos Secretários de Estado; dos Comandantes Gerais da PM e do Corpo de Bombeiros Militar; do Presidente da PBPrev, ou atos de outras autoridades que detenham status de Secretário de Estado. “O funcionamento do Tribunal vai mudar, sensivelmente, depois da criação e instalação das Secções”, disse o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos.

“Para mim é uma honra poder presidir essa sessão histórica do Tribunal de Justiça do nosso Estado. É importante destacar que as Seções, criadas pela nova Lei de Organização Judiciária do Estado, vêm para proporcionar mais celeridade processual e desafogar os julgamentos do Tribunal Pleno”, comentou José Di Lorenzo Serpa. A próxima sessão será dentro de 15 dias, quando serão julgados os primeiros processos da 1ª Secção Especializada do TJPB.

O procurador Manoel Cerejo falou em do Ministério Público. “Essa sessão ficará marcada no Poder Judiciário. Quero dizer da minha enorme alegria em poder participar dessa evento inaugural e histórico do Tribunal de Justiça da Paraíba, já que fui servidor desta Casa por dezoito anos.”

Composição – Compõem a 1ª Secção Especializada os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira e José Ricardo Porto, como também os juízes convocados Maria das Gracas Morais Guedes (substituta da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti) e Ricardo Vital de Almeida (substituto do desembargador Manoel Soares Monteiro).

TJPB/Gecom

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026