De janeiro a abril deste ano, uma média de 1,7 mil paraibanos foram atendidos pelo Senac através das unidades móveis. Atualmente estão sendo beneficiadas cerca de 300 pessoas apenas no sertão do estado, com cursos nas áreas de imagem pessoal, gestão e negócios e informática. A cada ano, são mais de cinco mil pessoas contempladas.
Para garantir que os objetivos dos cursos sejam atingidos, uma equipe faz o trabalho de acompanhamento pedagógico em todos os municípios onde as capacitações acontecem, supervisionando as turmas. Nesses momentos, são avaliados tanto o desempenho dos professores quanto o índice de satisfação e aproveitamento dos alunos.
“O trabalho tem a finalidade de verificar se a proposta dos cursos está sendo alcançada, a título dos procedimentos técnicos pedagógicos. Por exemplo, no caso do curso de Cabeleireiro, queremos saber se o aluno está desenvolvendo as competências básicas para cortar, escovar, tratar dos cabelos em relação à parte química, entre outros”, ressaltou a supervisora pedagógica, Adriana Azevedo.
A Unidade Móvel atende com cursos de capacitação e aperfeiçoamento nos eixos Ambiente, Saúde e Segurança; Informação e Comunicação, que inclui os cursos de Informática; e Gestão e Negócios, com cursos como Vendedor, Auxiliar Administrativo e Operador de Supermercado.
“Em Patos a vertente de gestão e negócios é muito procurada. Para todos os cursos nesse eixo há uma grande procura. Grande parte dos egressos dos cursos de capacitação está atuando no mercado de trabalho. A missão do Senac é justamente educar, capacitar e promover essa inserção”, acrescentou Adriana, responsável pelos pólos do sertão.
Turmas totalizando aproximadamente 300 alunos estão abertas nos municípios de Olho d´Água, Patos, Sousa e Pombal. O sucesso do trabalho das unidades móveis nas cidades sertanejas pode ser atestado pelo índice de evasão dos alunos, que é praticamente zero. Todos os anos, o Senac Móvel qualifica mais de 5,5 mil paraibanos.
“Nos últimos dois anos, a Unidade Móvel tem trabalhado bastante com o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende pessoas de baixa renda. Em geral, a demanda sempre é maior que a oferta”, destacou a gerente do Centro de Unidades Móveis do Senac Paraíba, Marinelma Roque.
Para viabilizar o trabalho nos diversos municípios paraibanos, o Senac Móvel firma parcerias com prefeituras, Ongs, entidades como igrejas evangélicas e empresas privadas instaladas nessas localidades. As carretas da Unidade Móvel – salas de aula equipadas para atender em cursos de informática e administração, imagem pessoal, e turismo e hotelaria – também levam capacitação aos moradores de todo o estado.
Ascom
Durante a solenidade de instalação do 11º empreendimento do Polo Turístico Cabo Branco, nesta sexta-feira…
Em entrevista à imprensa essa semana, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) admitiu que percebeu…
O jogo do BBB 26 acabou para Edílson Capetinha. Na manhã deste sábado (14), a…
Um homem morreu na noite da sexta-feira (13) após ser atropelado na BR-230, nas proximidades…
O primeiro suplente de senador da senadora Daniella Ribeiro (PP), Diego Tavares (PP), deixou o…
O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), anunciou nesta sexta-feira (13) uma alteração na…