Categorias: Paraíba

Semob implanta faixa preferencial para ciclistas

PUBLICIDADE

 Nesta quinta-feira (4), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), inicia uma campanha educativa para apresentar à população um novo conceito de trânsito mais seguro para as bicicletas: a faixa preferencial.

Nessa faixa, implantada na Rua João Crisóstomo Ribeiro Coutinho (ligação entre os bairros dos Bancários e Altiplano, pelo Timbó), a via será compartilhada por veículos motorizados e bicicletas, com prioridade para o ciclista. Por essa via, trafegam diariamente muitas pessoas que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho ou para o lazer.

O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, disse que o objetivo desse novo conceito é superar a dificuldade de implantação de sistemas cicloviários, encontrando espaços para implantar ciclovias ou ciclofaixas. Segundo ele, as cidades cresceram sem reservar espaço para bicicletas – somente para automóveis. “Em João Pessoa, por ser a terceira cidade mais antiga do país, essa dificuldade é ainda maior”, disse.

Segundo ele, como o número de ciclistas aumentou bastante nos últimos anos, a PMJP não poderia deixá-los de fora. Ao contrário, a gestão pública quer estimular o uso desse meio de transporte. “Com a limitação de espaço, a saída será o compartilhamento e o respeito mútuo nas vias da cidade, entre ciclistas e veículos”, ressaltou.

Como usar – Tendência em muitas cidades brasileiras e pelo mundo afora, a ideia é simples: uma faixa da via está sinalizada – no solo e também com placas – indicando o uso preferencial para os ciclistas, como se fosse uma ciclofaixa.

Os veículos (carros e motos) podem trafegar normalmente por ela. Porém, ao encontrar um ciclista na faixa preferencial, o condutor do veículo deverá deixá-la e pegar a faixa da esquerda. Se não tiver mais ciclistas à frente, pode retornar à faixa preferencial. Esse procedimento assegura a manutenção da distância mínima exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro entre veículos e bicicletas, que é de um metro e meio.

Ciclista – O ciclista, por sua vez, não precisará andar colado ao meio fio, o que é perigoso, devido à possibilidade de se desequilibrar e cair. Ele deverá andar no meio da faixa, o que tornará sua viagem mais segura e confortável.

De acordo com Nilton Pereira, a Semob está sempre buscando soluções viáveis para melhorar a mobilidade das pessoas e proporcionar mais qualidade de vida para todos. “Esse novo formato busca uma convivência amistosa entre veículos motorizados e bicicletas e vai trazer benefícios para o trânsito. Esperamos a adesão dos que têm bicicleta e não a utilizam”, disse.

Ação educativa – Para mudar o comportamento de condutores e ciclistas, uma campanha educativa será feita pela Semob. A partir das 6h da manhã e das 17h, educadores estarão no início e no final da via, parando os carros, motos e ciclistas, para alertá-los sobre o conceito da faixa preferencial. Panfletos educativos com orientações serão distribuídos durante toda a semana.

Outras áreas – Além da via que liga os bairros Bancários e Altiplano, outra faixa preferencial para bicicletas será implantada na Avenida Governador Antônio da Silva Mariz, no Portal do Sol. Após a consolidação desse conceito, outras áreas da cidade serão contempladas com uma faixa do tipo.

 

A atual malha cicloviária de João Pessoa é de 38. 924 quilômetros. Somada à ciclofaixa no Valentina e à faixa preferencial na Rua João Crisóstomo, vai chegar a 44.994 quilômetros. Quando o projeto cicloviário de João Pessoa for concluído, a população contará com 118 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.

 

PBAgora 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura do Recife reclassifica candidato e deixa paraibano fora de vaga de procurador

O advogado Markos Vinícius Batista, natural da Paraíba, contestou a nomeação realizada pela Prefeitura do…

31 de dezembro de 2025

Com voto de minerva, Câmara Municipal de Campina Grande aprova orçamento de R$ 2,4 bilhões para 2026

Em uma sessão extraordinária marcada por intensos debates, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou,…

31 de dezembro de 2025

Dois policiais ficam feridos em colisão de viatura com poste durante perseguição no Cristo

Dois policiais militares ficaram feridos após a viatura da Força Tática da Polícia Militar colidir…

31 de dezembro de 2025

Polícia prende homem em flagrante por agressão e ameaça contra companheira e sogra, na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de…

31 de dezembro de 2025

Duas prefeituras da Paraíba exoneram todos os cargos comissionados no apagar das luzes de 2025

As prefeituras de Alhandra e Serra Redonda, localizadas no Litoral Sul e no Agreste da…

31 de dezembro de 2025

Governo da Paraíba promove 276 militares da PM e do Corpo de Bombeiros

O Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe, na edição dessa terça-feira (30), a promoção…

31 de dezembro de 2025