Por pbagora.com.br

 A Semana da Pessoa com Deficiência será realizada em João Pessoa a partir desta terça-feira (17) e segue até o sábado (21). Organizada pelo Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, que tem a Asdef entre suas entidades filiadas, tem como objetivo obter visibilidade e discutir com a sociedade os direitos dessa parcela da população.

Na terça e quarta-feira (17 e 18) ocorre, das 13 às 19h, a Semana de Inclusão no IFPB, visando estimular a aceitação da pessoa com deficiência no âmbito acadêmico. A Asdef está presente com um stand para esclarecer às 6 mil pessoas que frequentam o campus diariamente sobre o trabalho que realiza através da distribuição de panfletos e outras atividades. Ainda na quarta-feira (18), às 18h30, a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) lança, no auditório do IESP , localizado no bloco D, do curso de Direito, o Movimento Avape Pela Ação (MAPA), rede de relacionamento online que permite cadastrar e localizar pessoas com algum tipo de deficiência. A cerimônia conta com representantes de diversas entidades, entre elas a Asdef e a Avape, e da comunidade acadêmica.

Na quinta-feira (19), às 15h, será realizada na Câmara Municipal uma sessão especial voltada para os direitos do segmento. A sessão foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PT do B).

Outra atividade realizada durante a semana é uma caminhada para atrair a atenção da sociedade para a causa. Com concentração no anel interno da Lagoa, a caminhada ocorre na sexta-feira (20) a partir das 13h. Todos são convidados a participar do movimento.

Finalizando a semana de atividades, ocorre na praia de Cabo Branco, na sexta-feira (21), das 8 às 12h, o projeto Acesso Cidadão, que permite que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida tenha acesso a atividades recreativas no mar através de instrumentos adaptados. Desde dezembro de 2012, cerca de 300 pessoas já foram atendidas.

 

Ascom

Notícias relacionadas

Covid: João e governadores pedem ajuda humanitária à ONU

O governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (16), por meio de videoconferência, de reunião do Fórum de Governadores do Brasil com a secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina…

Opinião: acuado com CPI da covid, Bolsonaro envia Queiroga a PB e garante 300 leitos de UTI para tratamento da doença

A visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a Paraíba foi salutar para o estado como um todo. Ele atendeu as reivindicações do governador João Azevêdo (Cidadania) em implantar novos…